Se alguma vez precisares da minha vida, vem e toma-a em exibição no Teatro Municipal Joaquim Benite
Se alguma vez precisares da minha vida, vem e toma-a, a partir d’ A gaivota de Anton Tchecov, e com direcção e coreografia de Victor Hugo Pontes estará em exibição na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, no dia 4 de Março, sexta-feira, às 21h30. O espectáculo é uma produção da associação cultural Nome Próprio, e uma co-produção do Centro Cultural de Belém, Centro Cultural Vila Flor, do Teatro Nacional São João e do Teatro Viriato.
A gaivota, de Anton Tchecov, é o ponto de partida para a nova criação de Victor Hugo Pontes. Em Se alguma vez… o coreógrafo convida à reflexão sobre o acto criativo. O movimento dos bailarinos é inspirado, por um lado, na dramaturgia original de Tchecov, e por outro lado (e por opção do coreógrafo) numa versão não linear da mesma história, que estimula a subjectividade de cada um, de modo a que o espectador veja aquilo que quer ver neste Tchecov dançado. Para Victor Hugo Pontes, alguns dos pontos mais interessantes do autor russo são o tempo no drama, a composição de enredos a partir de acontecimentos banais, e a representação de personagens enquanto seres humanos comuns. São estes elementos que procura transmitir, trabalhando com bailarinos de diferentes gerações e formações, e testando os limites das possibilidades da dança dentro da dança.
Victor Hugo Pontes (n. 1978) é licenciado em Pintura. Completou a sua formação com vários cursos de Teatro, com o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança, e com o curso de Encenação da Fundação Calouste Gulbenkian. No estrangeiro, frequentou a Norwich School of Art & Design e o Project Thierry Salmon – La Nouvelle École des Maîtres. Trabalha actualmente como actor, cenógrafo, professor, coreógrafo e encenador.
FICHA ARTÍSTICA
Intérpretes Allan Falieri, Ángela Diaz Quintela, Daniela Cruz, Félix Lozano, Jorge Mota, Leonor Keil, Marco da Silva Pereira, Valter Fernandes, Vera Santos e o bailarino estagiário Afonso Cunha
Cenografia F. Ribeiro
Música original Rui Lima e Sérgio Martins
Desenho de luz e dir. técnica Wilma Moutinho
Apoio dramatúrgico Madalena Alfaia
Assist. de Coreografia Marco da Silva Ferreira
Direcção de produção Joana Ventura
TMJB | SALA PRINCIPAL | M/12 4 MAR | SEX às 21H30 PREÇO: 5€ a 10€
RESERVAS: +351 212 739 360 COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/