Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Seconda Pratica encerram ciclo “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”

Seconda_Pratica_lowres.JPG

 

A segunda edição do ciclo de música medieval e renascentista “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio” chega ao fim no próximo sábado, 25 de junho. Os concertos finais serão dedicados ao teatro ibérico e à obra de Gil Vicente.

 

O último fim de semana do ciclo começa com a atuação da harpista Sara Águeda Martín, na sexta-feira, 24 de junho, às 21h30, na Sala dos Brasões. “Teatro para harpa de duas ordens” mostra os vários palcos em que o instrumento foi utilizado, desde a igreja ao teatro palaciano. Sara Águeda Martín apresenta um programa de ambiente teatral que pretende explorar a faceta ambivalente, não só do instrumento como também do intérprete, nos séculos XVI e XVII.

 

No sábado, 25 de junho, os Seconda Pratica encerram o evento com “Ridendo”, às 21h30, na Sala dos Cisnes. Este ensemble, fundado em 2012, propõe nos seus concertos uma mistura de rigor erudito e diversão artística, permitindo que público e repertório entrem num diálogo criativo. Com “Ridendo”, apresentam a “música, o grotesco e as verdades nos trabalhos e mundo de Gil Vicente”, destacando o trabalho do autor através de um espaço cénico de comunicação direta entre espetador e artista.

 

O concerto de dia 25 de junho será antecedido pela conferência “O papel da música no teatro de Gil Vicente”, às 20h00, apresentada pelo investigador de teatro José Camões, na Sala Manuelina do Palácio. A entrada para a conferência é gratuita mediante a capacidade do espaço.

 

Ainda no dia 25 de junho, às 15h00, na Capela Palatina do Palácio Nacional de Sintra, decorrerá o concerto comentado “Do Sacro ao Profano a 3”, interpretado pelo Ensemble Sopranuscontrabaixus, da Escola de Música do Conservatório Nacional. O concerto tem entrada gratuita, mediante compra de bilhete para o Palácio Nacional de Sintra.

Este ciclo encontra-se integrado na Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra (que inclui também “Serões Musicais no Palácio da Pena” e “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”) e conta com a Antena 2 como media partner.

 

SÁBADO, 25 DE JUNHO

Concerto comentado: Ensemble Sopranuscontrabaixus – “Do Sacro ao Profano a 3”

Hora: 15h00

Local: Capela Palatina, Palácio Nacional de Sintra

Preço: gratuito mediante compra de bilhete para o Palácio

 

Conferência: “O papel da música no teatro de Gil Vicente”

Hora: 20h00

             Local: Sala Manuelina, Palácio Nacional de Sintra

             Orador: investigador José Camões

             Preço: gratuito mediante capacidade do espaço

 

Seconda Pratica – “Ridendo”

Hora: 21h30

Local: Sala dos Cisnes,Palácio Nacional de Sintra

Preço: 10.00€

Bilhetes: à venda nos locais habituais ou online