Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Seis finalistas ao Prémio Novos Artistas Fundação EDP

 

 

São seis os finalistas que concorrem à 12ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, uma iniciativa bienal que visa revelar e apoiar o talento nacional nas artes plásticas e visuais.

 

 

Os portugueses Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes, Igor Jesus e a argentina Claire de Santa Coloma são os artistas selecionados para participar numa exposição coletiva que estará patente no MAAT, prevista para finais do mês de junho. No decorrer desta mostra, um júri internacional selecionará o artista vencedor, a quem será atribuído um prémio de 20 mil euros.

 

Os finalistas foram selecionados entre mais de 600 candidaturas pelos curadores Ana Anacleto – curadora e coordenadora curatorial no MAAT -, Filipa Oliveira – diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida - e João Silvério – curador de arte contemporânea e responsável pelo projeto EMPTY CUBE.

“O apoio aos artistas emergentes e à arte contemporânea é parte indiscutível do ADN da Fundação EDP, e é sempre com muito entusiasmo que apresentamos os finalistas do Prémio Novos Artistas”, declara Miguel Coutinho, administrador e diretor-geral da Fundação EDP.

 

O Prémio Novos Artistas foi criado em 2000 com vista a revelar e a apoiar talentos emergentes nas áreas das artes plásticas e visuais, e o valor atribuído ao vencedor destina-se ao aprofundamento dos seus estudos ou à concretização de um projeto artístico específico.

Nas edições anteriores foram vencedores Joana Vasconcelos, Vasco Araújo, João Maria Gusmão/Pedro Paiva, Carlos Bunga, André Romão, João Leonardo, Leonor Antunes, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes e Mariana Silva.

 

Páginas oficiais dos artistas

- Igor Jesus: Igorjesus.com;

- Ana Cardoso: anacardoso.net;   

- Bernardo Correia: bernardosimoescorreia.com;

- João Gabriel: joaogabrielpereira.blogspot.pt;

- Ana Guedes: ana-guedes.com;

- Claire de Santa Coloma: cargocollective.com/clairesantacoloma;