Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Seixal Cultural regressa, de 5 a 21 de maio, com a realização de 82 atividades em 29 locais do concelho

image001 (3).jpg

O Seixal Cultural regressa, em maio, ao concelho do Seixal. De 5 a 21 de maio, este projeto irá percorrer as freguesias do concelho, sendo organizado pela câmara municipal em parceria com o movimento associativo. O programa integra 82 atividades promovidas por 45 entidades, com a realização de ações num total de 29 locais, contendo propostas nas áreas da música, teatro, artes visuais, dança e literatura, entre outras. De jardins a coretos, passando pelas coletividades centenárias (cuja história é exemplo da riqueza cultural do território), o Seixal Cultural procura abranger todo o tipo de espaços onde a cultura marca presença.

 

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, o principal objetivo é «dar voz à cultura local, procurando mostrar ao público o que de melhor se faz, no concelho, ao nível das artes e das várias formas de expressão artística. Porque o Seixal é, de facto, rico na sua diversidade cultural, o Seixal Cultural vem dar destaque ao trabalho que é desenvolvido diariamente, evidenciando o papel ativo das coletividades, associações e agentes culturais como estruturas determinantes da cultura e da identidade deste município».

 

Este ano, o Seixal Cultural apresenta aulas abertas, workshops, exposições, mostras de artesanato, leitura de poemas e espetáculos de música, teatro, dança e folclore, a realizar essencialmente nos espaços do movimento associativo e em locais públicos espalhados por todas as freguesias, contribuindo para o fortalecimento de uma identidade concelhia e celebrando a história e as tradições locais. Destaque ainda para o cante alentejano e para a música filarmónica e coral, contribuindo para a construção de uma população culturalmente ativa, atenta e participativa, naquele que é o direito das populações de acesso à cultura, conquistado pela Revolução de Abril.

 

Entre as novidades, destaque para a apresentação de projetos que cruzam diferentes áreas artísticas, nomeadamente a junção do cante alentejano com as concertinas, da música filarmónica com as danças de salão e do folclore com a dança contemporânea. Linguagens que se fundem para criar espetáculos únicos e preparados exclusivamente para o Seixal Cultural. Outra das novidades é a apresentação de um conjunto de ações inclusivas, envolvendo entidades que desenvolvem um importante trabalho no sentido de potenciar o acesso e uma efetiva igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

 

A agenda completa do Seixal Cultural pode ser consultada no site da Câmara Municipal do Seixal, em cm-seixal.pt. A entrada nos eventos é livre.