Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Seminário “Dar Asas ao Saber” homenageia Edgar Morin

 

Seminário “Dar Asas ao Saber” homenageia Edgar Morin

“Diálogos multi, inter e transdisciplinares” | 25 e 26 de março na ESE/IPS

 

Edifício ESE_IPS.JPG

Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), através do seu Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF), promove, entre os próximos dias 25 e 26 de março, a 2ª edição do seminário “Dar Asas ao Saber”, que pretende ser um fórum de reflexão e debate, este ano em torno do papel da educação enquanto ferramenta de compreensão do mundo complexo e imprevisível em que nos situamos.

 

A iniciativa, que decorre nas instalações da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), em registo misto (online e presencial), tem como tema “Diálogos multi, inter e transdisciplinares”, numa homenagem ao pensador francês Edgar Morin, que alertou para os riscos da compartimentação dos saberes na tentativa de compreender o mundo em toda a sua diversidade.

 

Autor de “Os sete saberes para a Educação do futuro”, o filósofo e sociólogo que cumpre já um século de vida, inspira a abordagem temática deste encontro que decorre ao longo de dois dias, abrindo com uma conferência a cargo de Joana Rato, neuropsicóloga, docente e investigadora da Universidade Católica Portuguesa, sobre “O ciclo de aprendizagem pela lente transdisciplinar (mente, cérebro e educação)”.

 

Seguem-se dois painéis temáticos, abordando a interdisciplinaridade enquanto ponto de partida e como interação, com a contribuição de académicos de várias instituições de ensino,  várias oficinas, e um período de apresentação de comunicações livres subordinadas a seis eixos temáticos.

 

As inscrições, gratuitas para os estudantes do Ensino Superior, estão a decorrer até  ao próximo dia 20 de março. As propostas de apresentação de comunicação ou póster devem ser submetidas até 06 de março.

 

Para conhecer o programa detalhado e efetuar inscrição, consultar a página do seminário, em http://projetos.ese.ips.pt/cief2022.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.