Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Seminário debate obra de Jaime Fernandes, António Reis e Margarida Cordeiro

Destak-Seminario-AR-2022-03-03(2).png

A partir de um dos filmes mais importantes do cinema português, “Jaime”, de António Reis, este seminário, intitulado “Há Ouro em Todo o Lado”, revisitará a obra do artista português Jaime Fernandes, e a da dupla António Reis e Margarida Cordeiro. O seminário irá decorrer no próximo dia 5 de abril, a partir das 14h00, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto e a entrada é gratuita. 

O trabalho de desenho de Jaime Fernandes, que esteve internado vários anos no Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, é de uma beleza rara e extraordinária. Integrado no movimento da arte bruta, o trabalho de Jaime Fernandes continua a surpreender, como na retrospetiva integral feita recentemente pelo Centro de Arte da Oliva. Estes desenhos encantaram especialmente duas pessoas: António Reis e Margarida Cordeiro, a médica que o descobriu. 

O seminário pretende fazer emergir o  “ouro em todo o lado”, expressão utilizada por Maria Filomena Molder para caracterizar “Jaime”, a obra de António Reis sobe Jaime Fernandes, e por consequência sobre a própria obra do artista. Para tal, foram convocados vários investigadores para discutirem estas duas obras imensas. O evento tem também como pretexto cruzar o pensamento das duas obras – a de Jaime Fernandes e a de António Reis e Margarida Cordeiro, tendo em conta que o restauro dos desenhos que estão agora em exposição foi feito no Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes. 

O seminário começará e terminará com a projeção de filmes de António Reis e Margarida Cordeiro: primeiro com “Jaime” e depois com “Trás-os-Montes”, em cópias digitais restauradas pelo ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento), da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. 

O evento tem entrada gratuita e a inscrição pode ser feita através de formulário online disponível aqui