Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“Serra do Louro Ókubo” - Palmela | Serra do Louro ganha novas estruturas de interpretação e contemplação da paisagem e do património

 

Ókubo 2.jpg

 

“Serra do Louro Ókubo”

Serra do Louro ganha novas estruturas de interpretação e contemplação da paisagem e do património

 

O Município de Palmela concluiu, na semana passada, a instalação de oito estruturas de interpretação e contemplação da paisagem e do património, ao longo da Serra do Louro, no Parque Natural da Arrábida, entre a Alameda 25 de Abril e os Sepulcros Neolíticos de Quinta do Anjo. Trata-se de oito estruturas de madeira, desenhadas a partir da decomposição de um cubo, que pretendem incorporar o espírito de cada lugar e contribuir para o usufruto do património riquíssimo ao dispor da/o visitante.

Estas estruturas, com uma empreitada no valor de cerca de 50.000 euros  -  objeto de candidatura a cofinanciamento no âmbito do Programa Operacional Regional Lisboa 2020 (PORLisboa2020), inserida na operação “PRARRÁBIDA” – Espaços de Lazer e Bem Estar” -  estão instaladas ao longo de um dos mais visitados percursos do concelho, em locais como o Castro de Chibanes, a Alcaria do Alto da Queimada, o Cabeço das Vacas, as Grutas Artificiais da Quinta do Anjo e o Espaço Fortuna. Constituem-se como novos “marcos geodésicos” em locais estratégicos, em complemento da linha de moinhos existente, e convidam à reflexão, ao conhecimento, à descoberta e à valorização de cada recanto da Serra do Louro, numa autêntica viagem sensorial, poética e pedagógica.

Os “Ókubos” sublinham os pontos de fuga, o património arqueológico, a interpretação e a evocação dos lugares, proporcionando uma experiência única e contribuindo para a valorização da Arrábida, candidata a Reserva da Biosfera da UNESCO, como um lugar patrimonial ímpar. Este projeto visa, ainda, contribuir para o sentimento de pertença e autoestima da comunidade e, consequentemente, para o florescimento de atividades económicas e turísticas ligadas ao meio ambiente e fixação da população jovem.