SERRALVES // 13 & 14 MAIO // BIOBLITZ É ESTE FIM DE SEMANA! // SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO VISITA O BIOBLITZ HOJE, DIA 12, PELAS 14H30
BIOBLITZ
É ESTE FIM DE SEMANA!
A MAIOR FESTA DA BIODIVERSIDADE EM PORTUGAL NO PARQUE DE SERRALVES
- ENTRADA GRATUITA –
13 & 14 DE MAIO
EXPOSIÇÕES / OFICINAS CIENTÍFICAS E PEDAGÓGICAS / VISITAS TEMÁTICAS/
SAÍDAS DE CAMPO COM INVESTIGADORES E ESPECIALISTAS/
ATIVIDADES EM AUTONOMIA
E MUITOS ESPETÁCULOS
PARA TODOS.
BIOBLITZ 2023
Parque
DE 08 MAI A 14 MAI 2023
ACESSO GRATUITO
08 - 12 maio - Escolas
13 - 14 maio - Público geral
Mecenas: LIPOR
No ano de celebração do Centenário do Parque, a Fundação de Serralves abre as portas do seu parque a todos à 9.ª edição do BioBlitz, a maior festa sobre a biodiversidade organizada anualmente em Portugal. Durante a semana, o evento tem decorrido com todas as suas atividades a serem direcionadas para as escolas e este fim de semana, no sábado e domingo, 13 e 14 de maio, será a vez de todas as famílias com as suas crianças virem divertir-se e aprender no Bioblitz.
Com entrada gratuita.
Desta forma, todos poderão participar num evento, ao mesmo tempo lúdico e científico, de referência, motivando a sua sensibilização para temas associados ao Ambiente, à Biodiversidade e à Sustentabilidade, que dando a conhecer a fauna e flora do Parque de Serralves , ao mesmo tempo, promove a consciencialização da comunidade para a importância da biodiversidade.
Ciência, arte e cultura em conjunto, através de metodologias exploratórias, exposições e inúmeros espetáculos, a ajudam-nos, com o envolvimento das nossas crianças e jovens, a construir uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, inspirada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, “Proteger a Vida Terrestre”, das Nações Unidas.
O Bioblitz é uma oportunidade única para o conhecimento da biodiversidade através de uma programação diversa no Parque de Serralves, num convite à participação de todos!
Para marcar a realização de mais uma edição desta festa da biodiversidade, o Secretário de Estado da Educação, António de Oliveira Leite, visitará o Bioblitz hoje, dia 12, pelas 14h30, acompanhado pela Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho,.
O programa do fim de semana: https://bioblitz.serralves.pt/
Fotos: https://we.tl/t-Oc30CzZdWS @andré delayhé
Este ano, para além das exposições, das oficinas e das diversas visitas e saídas de campo em que todos podem participar, ganham algum destaque um leque alargado de espetáculos capazes de prender a atenção de pais e filhos. Apresentando a novidade de acontecerem dois desses espetáculos nas noites de sábado e domingo. Dois momentos teatrais – Sob a terra, da Leireda Teatroe Homem do Fogo, da ARCA Associação Cultural e Recreativa do Algarve - concebidos no âmbito do projeto Não Brinques com o Fogo, uma parceria entre a AGIF – Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais e o Ministério da Cultura, que pretendem sensibilizar o público para o problema dos incêndios e para as boas práticas na utilização do fogo, animarão todos aqueles que vierem ao Bioblitz.
MECENAS:
O BioBlitz tem apoio da LIPOR e dos seus Municípios Associados.
A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.
Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.
A nível nacional, a LIPOR pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes.