Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

SERRALVES // 16 FEV 11H00 // CONVERSAS COM CIÊNCIA: O MISTERIOSO SONO DOS GOLFINHOS: HISTÓRIAS DE EVOLUÇÃO DEBAIXO DE ÁGUA //

 

Numa parceria com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Conversas com Ciência convida um investigador e a comunidade para uma conversa informal, um domingo por mês, a realizar-se no Parque de Serralves. Esta partilha assente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, terá como especial destaque temas como: “Proteger a vida marinha”; “Ação climática”; “Saúde de qualidade”; “Erradicar a fome”; “Água potável e saneamento”; e “Energias renováveis e acessíveis”. Estas sessões visam aproximar a comunidade a ciência e comunicação de ciência através do conhecimento do trabalho desenvolvido pelos investigadores do CIIMAR.

 

Depois de no passado mês de janeiro POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS ter sido o mote para, orientados pelo biólogo e Presidente da Direção do CIIMAR Vitor Vasconcelos, conversar sobre as oportunidades de conhecimento e exploração do Oceano, cabe este domingo ao investigador Filipe Castro lançar mais um tema das Conversas com Ciência:

 

O MISTERIOSO SONO DOS GOLFINHOS: HISTÓRIAS DE EVOLUÇÃO DEBAIXO DE ÁGUA

 

16 FEV 2020

11h00

Quinta de Serralves (entrada pela Rua Bartolomeu Velho, 141)

 

A atual revolução tecnológica no estudo dos genomas (ADN) permite abordar questões biológicas fundamentais, mas anteriormente impossíveis de estudar. Perguntas aparentemente simples como o saber quando uma determinada caraterística biológica surgiu num conjunto de organismos revelam-se afinal de uma extraordinária complexidade. Nesta conversa serão explorados alguns exemplos de estudos evolutivos num grupo icónico de mamíferos marinhos, as baleias e os golfinhos, relativamente à sua pele e sono "especial” em ambiente aquático.

Investigador: Filipe Castro

licenciou-se em Biologia pela Universidade do Porto. No seu percurso de doutoramento passou pelas Universidades de Reading e Oxford (Reino Unido), estudando a evolução de um conjunto de genes essenciais para o desenvolvimento embrionário. Atualmente, Filipe Castro é investigador do CIIMAR-UPorto e professor auxiliar na FCUP. Entre os seus interesses de investigação está o estudo do ADN para compreender a história evolutiva de várias espécies animais, especialmente no contexto dos impactos negativos resultantes das alterações globais em curso.

 

Lotação: sujeito à lotação do espaço

Acesso: gratuito