Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

SERRALVES // 18 MAIO // SERRALVES CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

 

DIA DE PORTAS ABERTAS

A CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

EM SERRALVES

 

 *****

ACESSO GRATUITO

(mediante levantamento de bilhete no próprio dia)

 

Esta quarta-feira, dia 18 de maio, o Museu de Serralves abre as suas portas a todos para celebrar o Dia Internacional dos Museus. de forma gratuita, poderá explorar  as exposições patentes de artistas reconhecidos internacionalmente, como Ai Weiwei, Mark Bradford, Leonilson ou David Douard, e ainda importantes mostras dedicadas à Coleção de Serralves e aos arquivos do conceituado curador de arte Hans Ulrich Obrist.

 

Deste dia comemorativo fazem ainda parte  duas atividades especialmente programadas para esta data: às 18:00, a visita à exposição Ai Weiwei: Entrelaçar, orientada pela curadora do Museu de Serralves, Paula Fernandes, , no Parque de Serralves, e, às 19:00, no Museu de Serralves, a ativação da exposição do artista sonoro franco-libanêsTarek Atoui. A ativação de Tarek Atoui, O Testemunho das Águas,   será realizada por alunos do Mestrado em Artes e Tecnologias do Som da ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto.


Celebrado anualmente, o Dia Internacional dos Museus foi criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), e procura sublinhar a importância do papel dos museus no novo paradigma de conhecimento.

 

VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO

AI WEIWEI:ENTRELAÇAR

 

Pela curadora do Museu, Paula Fernandes

 

A exposição Ai Weiwei: Entrelaçar reflete a preocupação do artista, pensador e ativista com o ambiente e, mais especificamente, com a desflorestação da Mata Atlântica brasileira, abordando o conceito de árvore como fenómeno biológico e como metáfora.


Este percurso, que decorrerá no Parque de Serralves, terá como ponto de partida a obra Roots [Raízes] e terminará na escultura Pequi Tree [Pequi vinagreiro], a obra de maior escala jamais realizada pelo artista.

 

 

PERFORMANCE //ATIVAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

TAREK ATOUI: O TESTEMUNHO DAS ÁGUAS

 

A ativação da exposição será realizada por alunos do Mestrado em Artes e Tecnologias do Som da ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto.

 

Uma importante vertente que atravessa desde sempre as experiências sonoras de Tarek Atoui é a colaboração. A grande maioria dos seus trabalhos envolve e desenvolve-se a partir da participação de outros. Pode tratar-se de designers, instaladores, músicos, especialistas de gravações de campo, ouvintes. Acontece muitas vezes que as suas instalações se oferecem como plataformas relacionais muito diretas, uma vez que podem ser ativadas pelo público e por outros artistas. Em Serralves, a sua exposição O Testemunho das Águas abre-se a um grupo de músicos e de artistas portugueses, assim como a estudantes de escolas de artes convidados a dialogar e interagir com os trabalhos instalados.