Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

SERRALVES // 20 E 21 ABRIL // BIOBLITZ (10ª EDIÇÃO) // ENTRADA GRATUITA

BIOBLITZ 

É ESTE FIM DE SEMANA!

 

A MAIOR FESTA DA BIODIVERSIDADE EM PORTUGAL NO PARQUE DE SERRALVES

 

ENTRADA GRATUITA –

 

 

20 & 21 DE ABRIL

 

 EXPOSIÇÕES / OFICINAS CIENTÍFICAS E PEDAGÓGICAS / VISITAS TEMÁTICAS/

SAÍDAS DE CAMPO COM INVESTIGADORES E ESPECIALISTAS/ ATIVIDADES EM AUTONOMIA / TOSQUIA DAS OVELHAS

E MUITOS ESPETÁCULOS

PARA TODOS.

 

BIOBLITZ 2024

Parque

ACESSO GRATUITO
20 e 21 abril


 

Mecenas: LIPOR

 

A Fundação de Serralves abre as portas do seu parque a todos para a 10.ª edição do BioBlitz, a maior festa sobre a biodiversidade organizada anualmente em Portugal. Durante a semana, o evento tem decorrido com todas as suas atividades a serem direcionadas para as escolas e este fim de semana, no sábado e domingo, 20 e 21 de abril, será a vez de todas as crianças e famílias virem a Serralves.

 

Com entrada gratuita.

 

Desta forma, todos poderão participar num evento, ao mesmo tempo lúdico e científico, de referência, motivando a sua sensibilização para temas associados ao Ambiente, à Biodiversidade e à Sustentabilidade, que dando a conhecer a fauna e flora do Parque de Serralves , ao mesmo tempo, promove a consciencialização da comunidade para a importância da biodiversidade.

 

Ciência, arte e cultura em conjunto, através de metodologias exploratórias, exposições e inúmeros espetáculos, a ajudam-nos, com o envolvimento das nossas crianças e jovens,  a construir uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, inspirada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, “Proteger a Vida Terrestre”, das Nações Unidas.

 

O Bioblitz é uma oportunidade única para o conhecimento da biodiversidade através de uma programação diversa no Parque de Serralves, num convite à participação de todos!

 

 

O programa do fim de semana:  https://bioblitz.serralves.pt/familias-e-publico-geral/   

 

 

O BioBlitz tem apoio da Lipor e dos seus Municípios Associados.

 

MECENAS:

LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

 A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de Resíduos Urbanos, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos Resíduos Urbanos, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

 Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.

 A nível nacional, a LIPOR pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes.