Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

SERRALVES // 21 MAI 11H00 // CONVERSAS COM CIÊNCIA: BIOATIVIDADES DAS CIANOBACTÉRIAS E MICROALGAS PARA DOENÇAS METABÓLICAS

 

 

CONVERSA SOBRE CIANOBACTÉRIAS, MICROALGAS E DOENÇAS METABÓLICAS

EM SERRALVES

 

BIOATIVIDADES DAS CIANOBACTÉRIAS E MICROALGAS PARA DOENÇAS METABÓLICAS

 

Orador:

Ralph Urbatzka, investigador do CIIMAR

 

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira

21 MAI 2023 | 11H00

 

Inscrições em www.serralves.pt

Lotação: 50 pax

Acesso: gratuito

 

As cianobactérias e microalgas são conhecidas como produtoras prolíficas de metabólitos secundários. A Spirulina e a Chlorella são duas espécies bem conhecidas que estão comercializadas como alimentos de propriedades interessantes (ricos em proteínas, vitaminas, ácidos gordos polinsaturados, entre outros). Nesta sessão, focar-se-á o rastreio de cianobactérias e microalgas com bioatividades promissoras para doenças metabólicas, como a obesidade, a diabetes ou o fígado gordo.

 

Ralph Urbatzka é investigador do CIIMAR desde 2008. Graduou-se em Biologia em 2002 e doutorou-se em Biologia Molecular em 2007 pela Humboldt-University Berlin, Alemanha. Os seus interesses de investigação centram-se no rastreio de cianobactérias/microalgas para a descoberta de compostos bioativos com propriedades benéficas para o tratamento de doenças metabólicas. Co-fundador da empresa spinoff Fykia Biotech que desenvolve novos produtos e aplicações a partir de microalgas.