Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

SERRALVES // 24 MAI_DAS 09H30 ÀS 17H30 // 100 ANOS DO PARQUE_GRANDE CCONFERÊNCIA // COM A PRESENÇA DE VÁRIOS PARQUES URBANOS CENTENÁRIOS

Celebrações do Centenário do Parque de Serralves:

 

Auditório de Serralves

24 MAI | 09H30 - 17H30

Inscrições em www.serralves.pt

Evento gratuito

 

  1. A Conferência “100 Anos do Parque” visa promover o diálogo e aprofundar o conhecimento entre parques urbanos centenários.

 

  1. O programa conta com a presença de diferentes Parques Urbanos, nacionais e internacionais, que partilharão a sua história e as suas diferentes experiências na gestão e conservação dos espaços.

 

O Parque de Serralves celebra o seu centenário (1923-2023) que será assinalado ao longo de todo o ano, por um programa de atividades exclusivo. Neste enquadramento, realizar-se-á no Auditório do Museu do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no próximo dia 24 de maio, a grande Conferência “100 Anos Parque”. O programa contará com a presença de diferentes Parques Urbanos, nacionais e internacionais, constituindo uma oportunidade para a partilha da sua história, assente na dimensão sociocultural e ambiental, bem como na gestão e conservação de cada espaço.

 

Programa:

09h30 – Receção dos participantes

 

10h00 – Abertura

Ana Pinho, Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves

10h15 - O Parque de Serralves, desafios para o futuro

Helena Freitas, Diretora do Parque de Serralves

10h45 - Parque de Monserrate

Elsa Isidro - Parques de Sintra - Monte da Lua

Parques urbanos da Maia

A confirmar – Câmara Municipal da Maia

 

11h45 – Intervalo para café

 

Parque de Vidago

Maria José David – Vidago Palace

 

Moderação: Fernanda Rollo, HTC - NOVA FCSH, Projeto História e Memória do Parque de Serralves

 

13h30 – Almoço livre

 

15h00 - Parques Urbanos de São Paulo, Brasil

Tamires Oliveira - Parques e Biodiversidade Municipal da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Brasil

Parque do Bom Jesus do Monte, Braga

Varico Pereira - Confraria do Bom Jesus do Monte

A gestão dos espaços verdes da cidade do Porto

Gabriela Leite – Câmara Municipal do Porto

Royal Parks, United Kingdom

Michael Rowland – Royal Parks

 

Moderação: Helena Freitas, Diretora do Parque

 

17h30 - Porto de Honra

 

A Conferência “100 Anos do Parque” visa promover o diálogo e aprofundar o conhecimento entre parques urbanos centenários. Constitui uma oportunidade para conhecer melhor a história desses parques e partilhar experiências ao nível cultural, histórico e ambiental, bem como no que respeita à gestão e manutenção continuada dos espaços e das expetativas futuras que se perspetivam.

 

A iniciativa integra as celebrações do Parque de Serralves cuja origem remonta a 1923, quando Carlos Alberto Cabral, usando o título de Conde de Vizela, herdou a Quinta do Lordelo. Ainda durante a I República, em 1925, Carlos Alberto Cabral visitou a Exposição Internacional das Artes Decorativas e Industriais de Paris, acompanhado do arquiteto José Marques da Silva, procurando a inspiração que levaria à remodelação da Casa e do Jardim de Serralves. O projeto da Casa de Serralves foi assumido por vários arquitetos nomeadamente o arquiteto José Marques da Silva e o projeto do Jardim entregue ao arquiteto paisagista Jacques Gréber.

 

A Casa de Serralves foi vendida, em 1957, ao industrial Delfim Ferreira e, décadas mais tarde, em 1986, a propriedade foi adquirida pelo Estado Português. Através desse período, Portugal e o Porto mudaram de feição, conhecendo sucessivas conjunturas políticas, económicas, sociais.

 

Entretanto passaram 100 anos. O Parque de Serralves tornou-se uma referência, compondo o conjunto patrimonial administrado pela Fundação de Serralves e um eixo fundamental no compromisso da promoção do interesse e do conhecimento de públicos de diferentes origens e idades pela Arte Contemporânea, pela Arquitetura, pelo Cinema, pela Paisagem, pelo Ambiente e por temas críticos para a sociedade e o seu futuro.