Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

SERRALVES // 24 NOV 17H30 // CICLO DE CONVERSAS "SOMOS aRVORES" // USO CULTURAL DAS ARVORES

USO CULTURAL DAS ÁRVORES

Luis Mendonça de Carvalho e Helena Freitas 

 

CICLO DE CONVERSAS “SOMOS ÁRVORES”

 

 

Biblioteca

24 NOV 17:30

Evento hibrido, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória em www.serralves.pt

 

As árvores e os humanos partilham uma longa história, que terá tido início quando os nossos antepassados nelas encontraram abrigo, alimento e suporte para a sua cultura material. A sedentarização das comunidades humanas, com o alvor da agricultura, trouxe novos desafios, não só aos humanos, mas também às árvores. Estas, começaram a desempenhar novos papéis: crescente origem de matérias-primas e, certamente, elementos de códigos simbólicos inovadores.

 

Estes serão alguns dos temas tratados durante a conversa que terá lugar na Biblioteca de Serralves e online, dia 24, pelas 17h30, dedicada ao tema USO CULTURAL DAS ÁRVORES.A conversa, moderada por Helena Freitas, Coordenadora-Geral da equipa diretiva do Parque de Serralves, contará a presença de Luis Mendonça de Carvalho, investigador e professor no Instituto Politécnico de Beja e diretor do seu museu botânico.

 

Serão também apresentadas dezenas de matérias-primas, obtidas a partir de árvores, que se utilizam em arte (madeiras, resinas, gomas, óleos essências) e recordaremos, também, os usos simbólicos que, na nossa cultura, se atribuíram às árvores, aos seus frutos e sementes.

 

USO CULTURAL DAS ÁRVORES é a terceira conversa do ciclo SOMOS ARVORES que foi inaugurado pelo biólogo Jorge Paiva, que tratou o tema ÁRVORES - TESTEMUNHOS E SINGULARIDADES, a que seguiu uma conversa realizada pela historiadora Fernanda Rollo que apresentou uma comunicação sobre  a A FESTA DA ÁRVORE, COMO PRÁTICA CÍVICA E PEDAGÓGICA.

 

Somos Árvores é o tema nuclear do Plano de Atividades do Parque para o ano 2022. O ciclo de conversas SOMOS ARVORES assume assim como objetivo apresentar a árvore, na sua diversidade e complexidade biológica, as suas interações com as outras formas de vida, bem como dar a conhecer os distintos contextos e formas da relação entre as árvores e nós - a sua relação com o Homem, na ciência, na arte, na cultura, na literatura.

 

Imagem:   https://we.tl/t-R2P5chAt0y

 

PROGRAMA

17h30 - Boas vindas

Professora Helena Freitas (Direção do Parque)

17h40 - Intervenção

Professor Luís Carvalho (Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja)

18h40 - Observação das amostras do estudo in loco e conversa aberta com o público

19h00 - Encerramento

Professora Helena Freitas

 

Nota biográfica:

Luís Mendonça de Carvalho, Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Beja, Director do Museu Botânico (IPBeja), Investigador no Instituto de História Contemporânea (FCSH, NOVA), Visiting Scholar (Universidade de Harvard).