Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

SERRALVES // CASA DE SERRALVES, UMA DAS CASAS MAIS ICÓNICAS DO SÉCULO XX (WWW.ICONICHOUSES.ORG)

CASA DE SERRALVES, UMA DAS CASAS MAIS ICÓNICAS DO SÉCULO XX

 

 

 A Iconic Houses (www.iconichouses.org), um dos mais relevantes sites sobre arquitetura do século passado, apresentou um mapa interativo que mostra as casas mais icónicas do século XX e uma dessas casas é a Casa de Serralves, no Porto - importante exemplar de arquitetura Art Déco, com assinaturas do arquiteto francês Charles Siclis e do português Marques da Silva.

 Este mapa interativo permite aceder a informações sobre cada um dos edificios, fotografias e algumas curiosidades. Sobre a Casa de Serralves, a Iconic Houses afirma que quem a visita tem a oportunidade de recuar no tempo e entrar num exemplar único de arquitetura art déco, que marcou a década de 30 do século passado. O seu grande rigor decorativo e os materiais  de uma nobreza assinalável são destacados, assim como o facto de a Casa de Serralves ter benficiado das intervenções de algumas das figuras mais relevantes do seu tempo como Marques da Silva, Charles Siclis, Jacques Emile Ruhlmann, René Lalique, Edgar Brandt e, posteriormente, na sua recuperação na década de 80, Álvaro Siza. Também a envolvência do Parque, com a intervenção nos jardins de Jacques Greber, é destacada. 

A organização Iconic Houses é uma rede internacional que reúne casas e estúdios de artistas, arquitetonicamente relevantes do século xx, em todo o mundo. Mas com a particularidade de estas referencias da arquitetura residencial do século passado estarem abertas e acessíveis a visitas do  público, seja como instituições museológicas ou como alojamentos. Esta plataforma também se dedica aos temas da conservação e gestão destes edifícios e da cooperação entre as entidades gestoras dos mesmos.

O link para o mapa:

https://www.iconichouses.org/houses/serralves-villa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.