Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Setembro no Museu Coleção Berardo

620px_e57c6b2506cf424811148.jpg

 

Exposição "A Conversa Inacabada: Codificação / Descodificação". John Akomfrah, The Unfinished Conversation, 2012 (vista da instalação). © Smoking Dogs Films; Cortesia de Lisson Gallery, London.

 

Em setembro, destaque para a inauguração da exposição A Conversa Inacabada: Codificação / Descodificação, já no dia 21, e para as últimas semanas da exposição O Enigma – Arte Portuguesa na Coleção Berardo, que termina no dia 25. A entrada é gratuita.

 

Exposições temporárias

300px_e57c6c12298b465251202 (2).jpg

 

Exposição "A Conversa Inacabada: Codificação / Descodificação". Vista da instalação Spectres, 2013, de Sven Augustijnen. VOX, Centre de L'Image Contemporaine, Montreal. Fotografia: Michel Brunelle.

Inauguração

A Conversa Inacabada: Codificação / Descodificação
21 de setembro, 19h00 | Entrada gratuita

Tomando o ensaio de Stuart Hall, Encoding and Decoding in the Television Discourse [codificação e descodificação no discurso televisivo], como ponto de partida, os visitantes são convidados a refletir sobre a construção do sentido, sobre a sua sistemática distorção pela audiência que o recebe e como aquele pode ser separado e esvaziado do seu intuito original para produzir narrativas particulares ou oblíquas. Ao apresentar obras de artistas que trabalham com o tempo, a memória e os arquivos, de modo a construir novas leituras do passado, a exposição enfatiza a ideia de que o "visual" é um processo de assimilação em permanente trabalho na construção de identidades culturais, politicas, pessoais e nacionais. Curadoria de Gaëtane Verna (Diretora, The Power Plant Contemporary Art Gallery, Toronto), e de Mark Sealy (Diretor, Autograph ABP).

No âmbito desta exposição, no dia 23 de setembro, pelas 18h00, terá lugar no anfiteatro do museu uma conversa / debate com os curadores e as artistas Shelagh Keeley e Zineb Sedira. A entrada é gratuita.

 

Últimas semanas

300px_e56fa89635b914622247 (2).jpg

 Exposição O Enigma – Arte Portuguesa na Coleção Berardo. Vista com a obra Horizonte de Acontecimentos, 2008, de Pedro Paiva e João Maria Gusmão. Fotografia: David Rato.


O Enigma – Arte Portuguesa na Coleção Berardo
Até 25 de setembro | Entrada gratuita

Exposição que reúne trabalhos de Rui Chafes, Jorge Molder, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, Pedro Cabrita Reis, João Tabarra e Ana Vieira, que partilham a consciência de um problema transversal à arte: o enigma que a constitui e se apresenta como uma incerteza radical. Este momento é aqui considerado como uma dimensão fundamental da arte contra a sua instrumentalização. Visibilidade e pensamento ou invisibilidade e impensável constituem essa incerteza, pelo que o que está em jogo no enigma de cada obra é a própria arte. Curadoria de Pedro Lapa.

 

NOVO BANCO Photo 2016
Até 2 de outubro | Entrada gratuita

300px_e5728ba7727ffd659327.png

 


O NOVO BANCO Photo 2016 é um dos mais importantes prémios de arte contemporânea em Portugal, que visa promover artistas de países de língua oficial portuguesa. A edição deste ano apresenta obras inéditas dos artistas Félix Mula (Moçambique), Mónica de Miranda (Angola e Portugal), e Pauliana Valente Pimentel (Portugal).

 

Museu

 

Coleção Berardo (1900-1960)

 

Coleção Berardo (1960-1990)

 

As exposições permanentes da Coleção
Berardo apresentam um vasto conjunto de
obras representativas dos maiores artistas
e movimentos que definiram a história da arte
ocidental do século XX.

 

Outras atividades em setembro

 

Adultos

Visita orientada à exposição "NOVO BANCO Photo 2016"
25 setembro | 16h00 | Entrada gratuita, sem inscrição prévia

Famílias


Aniversários temáticos no museu 

4-12 anos | Inscrição prévia | 12€ por participante

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.