Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

SHE LOOKS INTO ME - Museu Municipal de Faro

 

62c79a99-b1e5-4ed5-be70-7695e978a2ed.jpg

 

De 11 de Maio a 7 de Julho, o trabalho do artista Nuno Moreira pode ser visto no primeiro piso do Museu Municipal de Faro. 

Um ano após a sua participação nos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA) o artista regressa ao Algarve, desta vez para apresentar a sua última série fotográfica, She Looks into Me, trabalho conceptual que deu origem a um livro de artista, e que se faz acompanhar por uma vídeo-instalação inédita. 

 

She Looks into Me é uma série fotográfica concebida à semelhança do teatro. O título do projecto deriva de um poema do surrealista Paul Éulard, poema esse que tem também honras de abertura do livro para a qual a série foi concebida, sugerindo à partida o carácter imersivo das fotografias.

 

Esta série, que se encontra dividida em três capítulos (BeingBecomingUnbecoming), parte de um estudo visual sobre o conceito de tragédia e relações humanas explorando através de uma coreografia de sombras e corpos os ciclos da vida e da morte.

Trata-se do terceiro foto-livro de Nuno Moreira, que precede ZONA (2015), no qual o fotógrafo contou com a colaboração do escritor José Luís Peixoto. Neste novo livro, as palavras ficam a cargo do letrista/poeta Adolfo Luxúria Canibal, que através de palavras-chave alude ao universo íntimo das fotos contidas no livro. 

Partindo de uma abordagem figurativa o autor cria uma sequência de imagens com enfoque na simplificação da forma e nas nuances contidos em gestos e sombras: aspectos simbólicos representativos da maneira como nos relacionamos. 

 

O livro de artista trata-se de uma edição limitada a 200 exemplares, podendo ser adquirido na entrada do Museu Municipal de Faro.

Nuno Moreira (Lisboa, 1982), expõe a sua obra regularmente desde 2006, em mostras individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro.
Estudou cinema, especializando-se nas áreas de design editorial, com foco no design e concepção de livros. Paralelamente ao trabalho artístico, desenvolve actividade como director de arte estando ligado ao ensino durante vários anos. 

Em 2013 ruma ao Japão onde residiu durante cerca de 4 anos. Os últimos trabalhos assumiram a forma de livros de artista, estando presentes em colecções públicas e privadas um pouco por todo o mundo, dos quais se destacam, State of Mind (2013), ZONA (2015) e She Looks into Me (2018).

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.