Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Sintra recebe a primeira Queer Party para unir toda a comunidade em redor da diversidade e aceitação

Sintra recebe a primeira Queer Party para unir toda a comunidade em redor da diversidade e aceitação


Durante o mês de junho, Sintra tem sido palco de diversas iniciativas de comemoração do Pride Month (mês do orgulho): desde a II Marcha LGBTQIA+ de Sintra, passando por workshops, palestras ou círculos de partilha. Para terminar este mês de celebração, o PrideTeens, grupo de jovens sintrenses criado no âmbito do projeto PARTEJ - Práticas Artísticas para o Empoderamento Juvenil, promovido pelo Chão de Oliva, organiza a primeira festa Queer de Sintra. O evento decorre no dia 30 de junho, no Skate Park do Ringue da Tapada das Mercês, e tem início às 19h00.

A festa é de entrada gratuita e aberta a todos, pensada para qualquer pessoa que pretenda participar, sem excepção. Durante toda a noite, a animação está a cargo da Rafeira, a atriz Mafalda Luís de Castro, que brindará os presentes através do seu set musical. Não faltarão ainda espaços de comida e bebida, assegurados pela Fresh No Meat No Fish

“Este é o evento final de um mês de celebração em redor da diversidade, inclusão e aceitação, em que reunimos toda a comunidade para juntos lutarmos por uma causa comum: os direitos LGBTQIA+. É precisamente por isso que, mais uma vez, convidamos toda a comunidade a estar presente na primeira Queer Party de Sintra, para um evento que se espera marcado pela diversão e convívio”, afirma Susana C. Gaspar, da direção do Chão de Oliva e responsável pelo projeto PARTEJ.

“Esta é uma festa para todos os que queiram celebrar este Pride Month, independentemente da idade, origem ou orientação sexual, sendo ainda uma excelente iniciativa para reunir a família: desde os avós aos netos”, acrescenta Yolanda Santos, técnica pedagógica no projeto PARTEJ.

A festa marca o término de um mês de programação dedicada ao Pride Month, pensada para toda a comunidade e organizada pelo grupo PrideTeens, em vários pontos do concelho de Sintra. Antes do evento final, terão lugar ainda duas palestras abertas à comunidade. A primeira conta com a AMPLOS, Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género e tem como tema “A Família e a Comunidade LGBTQIA+”, no Espaço Tapada Com.Unidade, das 11h00 às 13h00, do dia 17. A segunda debate a Intersecção de Lutas e terá como orador o ativista Danilo Moreira, no dia 24 de junho, das 11h00 às 13h00, no mesmo espaço.

A estas duas iniciativas, juntam-se ainda dois círculos de partilha, todos os domingos até ao final do mês, na Casa da Juventude da Tapada das Mercês, das 10h30 às 12h00. Estas serão conversas abertas sobre diversas temáticas relacionadas com o universo LGBTQIA+, em que os participantes partilharão na primeira pessoa as suas experiências, refletindo em conjunto com a comunidade. Os temas destes momentos são “Sexualidade, Identidade e Expressão de Género” e “Mulheres na Comunidade”.

 É possível aceder à agenda completa do mês no site do Chão de Oliva. O PARTEJ - Práticas Artísticas para o Empoderamento Juvenil - é um projeto do Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural que tem como objetivo promover atividades artísticas para a juventude como veículo de reflexão sobre a sua relação com a comunidade e orientação profissional, sendo cofinanciado pelo Programa Lisboa 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu no valor de 99 207.17€. O Chão de Oliva é uma entidade financiada pela Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Sintra. O projeto PARTEJ e as iniciativas do PrideMonth são ainda apoiadas pela Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins e acontecem com o apoio logístico da Casa da Juventude da Tapada das Mercês.