Sketched Memories_Exposição Ana Camilo
SKETCHED MEMORIES apresentada pela artista, é acerca do registo de memórias com recurso a diferentes técnicas e materiais. São diários, em esboços mais ou menos rápidos, que nos levam a diferentes cantos, recantos e realidades.
Ana iniciou estes diários durante o seu percurso de conservadora-restauradora de pintura mural, onde registou momentos, ambientes e situações, com o intuito de despertar o observador para diversas realidades físicas e emocionais. No seu trabalho procura assumir e explorar as técnicas tradicionais, nomeadamente o desenho a tinta-da-china, e a sua impossibilidade de apagar ou alterar qualquer traço feito. É esse ponto de não retorno que a Ana pretende explorar. Ao recorrer à cianotipia confronta sempre duas realidades, o monocromático e a cor, o objecto e a sua sombra, o mundo real e o imaginário…
O seu trabalho representa o finito e o infinito, o fim e o começo, bem como a dualidade humana, em sentido abstracto, mas que se materializa em todas as obras através da utilização do preto no branco e dos elementos mais detalhados e coloridos.
Ana Camilo nasceu em Lisboa, licenciada em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, e com Mestrado em Museologia e Museografia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, participa em exposições desde 1998, das quais cerca de uma centena de colectivas e uma dezena de individuais, realizadas em Portugal, Bélgica, Brasil, Estados Unidos, França e Itália. Algumas obras expostas foram premiadas.
Está representada em colecções privadas em Portugal e no estrangeiro.
Inaugura sexta-feira, dia 14/10, pelas 21h30