Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Sociedades humanas vs sociedades artificiais | Conferência no Museu do Oriente questiona relação entre sujeitos e objectos

 

 

Sociedades%20humanas%20vs%20sociedades%20artificia

 

Exemplos de robótica humanóide nipónica são apresentados durante a conferência “Sociedades humanas, sociedades artificiais – um diálogo com o Japão sobre coisas, robôs e outros humanos” que se realiza no dia 19 de Maio, terça-feira, no Museu do Oriente, com entrada livre.

 

Os outros seres vivos e mesmo os objectos inanimados merecem, na cultura nipónica, uma consideração que entronca com uma postura mais modesta acerca do lugar da humanidade no concerto dos seres. Num diálogo entre um filósofo japonês e um ocidental, e respectivas mundivisões, a sessão traz à discussão as relações entre sujeitos e os objectos tecnológicos que surgem cada vez mais como mediadores das relações sociais humanas.

 

A sessão é orientada por Porfírio Silva, doutorado em Epistemologia e Filosofia das Ciências pela Universidade de Lisboa. Foi investigador de pós-doutoramento no Instituto de Sistemas e Robótica (IST), onde desenvolveu uma nova abordagem ao controlo de sistemas de múltiplos robôs inseridos em ambientes sociais humanos. É, actualmente, colaborador do IST e do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.

É autor de vários livros: A Filosofia da Ciência de Paul Feyerabend (Piaget, 1998), A Cibernética: Onde os Reinos se Fundem (Quasi, 2007), Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais (Âncora, 2011), Podemos matar um sinal de trânsito? Um divertimento político-filosófico acerca da profundidade do quotidiano (Esfera do Caos, 2012).

 

Conferência “Sociedades humanas, sociedades artificiais - Um diálogo com o Japão sobre coisas, robôs e outros humanos”

19 de Maio, terça-feira

Horário: 18.30

Entrada livre

 

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa

Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt

www.museudooriente.pt