Sons da Lusofonia
D’IMPROVISO
Projecto comunitário dedicado a pessoas a partir dos 12 anos que pretende combater a exclusão social e artística através de práticas artísticas e de IMPROVISAÇÃO.
O D’Improviso é um projecto da Sons da Lusofonia focado em criar ferramentas inovadoras para os jovens de forma a combater a exclusão social e artística que será executado até do fim de 2023 e que irá trabalhar a Improvisação (como é estudada na música mas não só) como ferramenta para se estar pronto para arriscar uma nova atitude e novas acções perante a comunidade.
Este projecto destina-se a pessoas a partir dos 12 anos – idade em que consideramos terem a capacidade de arriscar conscientemente a partir do manuseamento de diferentes linguagens – com vontade de participar num projecto assente na improvisação. Aos mais jovens, falta-lhes conhecer as tradições, o trampolim para o risco, de forma a terem ferramentas para mudar o ambiente à sua volta e essa mudança pode e deve ser apoiada e integrada por pessoas mais velhas que venham a participar do projecto.
OPEN CALL
ORQUESTRA DE SOPROS E PERCUSSÃO
ATÉ 18 DE FEVEREIRO
A Orquestra de Sopros e Percussão nasce no contexto do projecto D’Improviso sob direcção geral de Carlos Martins, ministrada nas percussões pelo músico Hugo Menezes e nos sopros por Eduardo Lála.
As actividades da Orquestra de Sopros e Percussão têm início em Março de 2022 e serão desenvolvidas, ao longo do período de execução deste projecto, em cinco pólos distintos: Alta de Lisboa, Ajuda, Arroios, Carnide e Marvila.
A participação no programa da Orquestra de Sopros e Percussão é gratuita e os instrumentos são disponibilizados durante as actividades, sem custos.
As inscrições para a Orquestra de Sopros e Percussão encontram-se abertas até dia 18 de FEVEREIRO para participantes a partir dos 12 anos de idade.