Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Strongbow e Bordalo II juntos para renovar a cidade

 

 

image003.png

 

A marca líder mundial de sidras uniu-se ao street artist português Bordalo II para a criação de uma instalação artística, no LxFactory, que transmitisse os valores de Strongbow e lançasse a campanha “Mexe com a tua natureza”, ao mesmo tempo que alerta para uma causa ambiental.

 

O LxFactory foi o local escolhido para desenvolver a parceria. A incubadora de alguns dos projetos mais irreverentes e estimulantes da capital lisboeta, nos últimos anos, sede de outros projetos artísticos e de mentes incitadoras, alberga agora a instalação desenvolvida pelo street artist português, Bordalo II, a convite de Strongbow, a nº1. mundial do mercado das sidras, que integrará um vídeo da campanha global, com arranque na África do Sul, que conta com a participação de projetos de mais seis países (Roménia, República Checa, Hungria, Eslováquia, Canadá), para além de  Portugal.

 

Para esta instalação em específico, Bordalo II usou condutas plásticas de obras, cortinas de duche, tubagens de gás, para-choques, redes metálicas e plásticos variados, de forma a delinear uma abelha sobre uma macieira, símbolos que representam a marca Strongbow mas que, ao mesmo tempo, tocam num ponto crucial para o artista. “O conceito à volta desta peça pretende alertar para a extinção das abelhas, o que é particularmente alarmante, dado que a polinização é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas”, refere o artista.

 

Bordalo II, street artist português desde 2012, tem vindo a desenvolver uma série de trabalhos, denominados “Big Trash Animals”, que procuram chamar a atenção para um problema bem real da sociedade – a produção desenfreada de lixo, o desperdício, a poluição e os seus efeitos no nosso planeta. Assim, o jovem artista cria instalações com imagens da natureza, neste caso, de animais, com aquilo que as destrói. Materiais em fim de vida, encontrados em terrenos baldios, fábricas abandonadas. Para-choques acidentados, contentores do lixo queimados, pneus e eletrodomésticos velhos são alguns dos elementos que servem de base para as suas instalações.

 

“A escolha deste jovem artista, além do seu óbvio talento, teve a ver com os valores que a marca defende e com o tipo de arte que desenvolve: tridimensional, carregada de vida, cor e movimento, capaz de impactar e mexer com a natureza de quem com ela contacta, logo, ideal para transmitir a causa que Strongbow abraça. É preciso que a natureza volte a estar presente nas nossas cidades!”, refere Luísa Motta, responsável de Marketing de marcas internacionais da SCC.

 

Ao artista foram partilhados os valores de Strongbow, marca que arranca este ano com a campanha “Mexe com a tua natureza”. Centrada na necessidade de transformar as zonas urbanas e os cidadãos dando-lhes um pouco mais de verde e de natureza, a campanha irá alcançar a transformação, tocar espaços e pessoas, através da arte.

Sabe mais em: www.mexecomatuanatureza.pt