Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Sustos às Sextas

 

 

A literatura de terror, especialmente na modalidade de terror sobrenatural, tem origens remotas, enraizadas nos contos e narrativas populares onde campeiam almas do outro mundo, bruxas e lobisomens. Ao longo dos séculos, mas especialmente a partir de meados do século XIX, com a publicação de um bom número de romances góticos, o género desenvolveu-se como ramo autónomo da literatura em geral, adquirindo rapidamente os seus cultores e praticantes distintos, como Joseph Sheridan Le Fanu, Bram Stoker, Howard P. Lovecraft, Montague R. James e tantos outros. Durante o século XX, o cinema apropriou-se de muitos dos temas da literatura de terror, multiplicando-se os filmes de vampiros, de lobisomens, de monstros ou de fantasmas, muitos deles de grande valor e interesse estético e cinematográfico. O mundo do sobrenatural inspirou também poetas e pintores, que o procuraram reflectir e traduzir nas suas obras.

Um grupo organizador coordenado por João Castanheira e António Monteiro, com a colaboração da Fundação Marquês de Pombal, preparou um vasto programa de estudo, celebração e divulgação da temática do terror sobrenatural, sob a designação genérica “Sustos às Sextas”, numa série de cinco sessões, a decorrer de Janeiro a Maio de 2016, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha. O evento contará com palestras, música, exposições de artes plásticas e de BD, representações teatrais, bailado, etc., para além de um concurso de decoração de bolos. Os pormenores, incluindo o programa e o calendário das sessões, podem encontrar-se na página do Facebook dos “Sustos às Sextas”.    

ou

O ciclo “Sustos às Sextas”, dedicado às manifestações do terror sobrenatural na literatura, no cinema e nas artes em geral, teve de Janeiro a Maio de 2015 a primeira temporada, com sessões que decorreram no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, sede da Fundação Marquês de Pombal, que amavelmente acolheu o evento.

As sessões alcançaram assinalável êxito, com assistências que ultrapassaram uma centena de pessoas. Assim, foi decidido organizar uma segunda temporada em 2016, com cinco sessões, sempre à sexta-feira, de Janeiro a Maio. A primeira sessão terá lugar, no mesmo local, já no próximo dia 15 de Janeiro, estando as seguintes marcadas para 19 de Fevereiro, 18 de Março, 15 de Abril e 13 de Maio. Todas as informações pertinentes e o programa completo das sessões podem encontrar-se na página do Facebook dos “Sustos às Sextas” (http://www.facebook.com/SustosAsSextas).

Ao longo das várias sessões haverá palestras, música, exposições, bailado, teatro e outras actividades em torno do tema escolhido, o terror! A entrada é livre e as sessões iniciam-se pelas 21:00 horas.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.