Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Teatro ao Cabo apresenta Náufrago , Sábado 26, às 21h, e Domingo 27, às 16h, no TMJB.

image001.jpg

 

image002.jpg

 

Ao Cabo Teatro apresenta Náufrago, Sábado 26, às 21h, e Domingo 27, às 16h, no TMJB.

 

 

Náufrago pelo Ao Cabo Teatro

 

 

A companhia Ao Cabo Teatro apresenta Náufrago, a partir de Thomas Bernhard, com encenação de John Romão e interpretação de Nuno Cardoso. Em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite, Sábado 26, às 21h, e Domingo 27, às 16h. No Sábado 26, às 18h, haverá uma Conversa com o público no foyer do TMJB.

 

Partindo do texto homónimo do escritor e dramaturgo austríaco Thomas Bernhard, Náufrago investiga as formas segundo as quais nos preparamos para nos encararmos como mortais, produzindo uma reflexão sobre o indivíduo no seu confronto com as formas difusas da morte. O espectáculo segue uma estratégia de colagem e de sobreposição, confrontando a dimensão subjectiva da ideia da morte com um movimento aparentemente contraditório, característico das sociedades contemporâneas, que vai da trivialização à sua espectacularização e redução ao absurdo maravilhoso, onde sonho e frustração convivem intimamente como uma batalha que a todos atinge, vivos ou mortos.

John Romão é actor, encenador e programador. Estudou Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema e frequentou o curso de Teatro na Nouvelle École des Maîtres, dirigido por Rodrigo Garcia. Começou a desenvolver o seu trabalho como encenador em 2002, destacando-se, por exemplo, a sua montagem de Cada Sopro, de Benedict Andrews, no Festival de Almada 2013. Foi professor de Teatro e Performance, dirigiu o grupo de teatro universitário GTN (Universidade Nova de Lisboa) e foi co-fundador do Colectivo 84 e do Festival END. É o director artístico da BoCA – Biennial of Contemporary Arts.

Nuno Cardoso iniciou o seu percurso teatral no princípio da década de 90 no CITAC, em Coimbra. Foi director artístico do Teatro Carlos Alberto entre 1998 e 2007, espaço integrado em 2003 no Teatro Nacional São João. Para o Ao Cabo Teatro já encenou peças de Sarah Kane, Don DeLillo, Tennessee Williams, Lars Norén, Tchecov e Shakespeare, entre outros, em espaços como o Teatro Nacional D. Maria II, o São Luiz Teatro Municipal ou o Teatro Nacional São João. É director artístico da companhia desde 2002.

 

FICHA ARTÍSTICA

 

Interpretação Nuno Cardoso
Pianistas Bernardo Soares e Filipa Cardoso
Dramaturgia John Romão e Nuno Cardoso
Desenho de luz José Álvaro Correia
Desenho de som Pedro Lima
Espaço cénico John Romão
Música “The Goldberg Variations”, de J. S. Bach

 

Co-produção Centro Cultural Vila Flor e Casa das Artes de Ovar

 

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | SALA EXPERIMENTAL | M/12

26 NOV | SÁB às 21h

27 NOV | DOM às 16h

 

PREÇO: 5€ a 10€

 

RESERVAS: +351 212 739 360
COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/