Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Teatro culinário: Pasta e Basta - um mambo italiano em Odemira

Teatro culinário chega a Odemira

Pasta e Basta - um mambo italiano

 

 

O teatro culinário chega a Odemira. O espectácu-lo/jantar Pasta e Basta – um mambo italiano, apre-senta-se nos dias 5 e 6 de Maio pelas 19h, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Odemira e a entrada é livre mediante reserva. Da autoria do encenador Giacomo Scalisi, em co-criação com o actor Miguel Fragata e o escritor Afonso Cruz, o espectáculo des-tina-se a “todos os que gostam muito de cozinhar”, propondo ao público por, literalmente, as mãos na massa enquanto recupera o acto colectivo do fazer e do comer em conjunto.

Pasta e Basta – um mambo italiano nasceu do desejo de trazer a mesa para o teatro e de reflectir sobre a actual interculturalidade das cidades. Propõe um en-contro de culturas através de uma “experiência culi-nária bastarda”, que justapõe ingredientes e modos de confecção de várias origens (no caso, de Portugal, Itália, Cabo Verde e Índia), para criar pratos que contêm em si o mundo inteiro. Pretende, segundo o autor, "desenhar uma metáfora da sociedade através da culinária, onde se cruzam diversos modos de pen-sar, falar e nutrir.”
O criador afirma-o mesmo como um espectáculo de teatro culinário interculturalinguístico. Giacomo Scalisi acrescenta ainda que “a mistura de todas estas culturas pode criar uma nova cultura, novas linguagens, novos sabores. Pasta e Basta é um bom momento, em que compartilhamos uma parte das nossas vidas com os outros. Juntos fazemos massa, ouvimos uma história que fala da vida, e comemos as culturas do mundo que entram dentro de nós, para não sair nunca mais.”
Afonso Cruz, autor do texto que suporta a peça, conduz o público por um universo de amor cheio de aromas e comidas mestiças. Os pratos que o público prepara e come em conjunto correspondem à última refeição do protagonista, o último desejo de um homem condenado à morte.
As apresentações de Pasta e Basta – um mambo italiano em Odemira são promovidas pelo Município de Odemira e pelo Programa ODETE (Odemira Território Educativo), no âmbito do projecto MIRAGEM!, com direcção artística de Madalena Victorino.  

A lotação é limitada a 60 pessoas por sessão. Reservas para o email: odemiraterritorioeducativo@cm-odemira.pt ou através do número: 963 363 204

 

PASTA E BASTA
um mambo italiano
um espectáculo de Giacomo Scalisi
em co-criação com Miguel Fragata e Afonso Cruz
 
Textos Afonso Cruz
Intérpretes Giacomo Scalisi e Miguel Fragata 
Participação especial Escola Profissional de Odemira, alunos de Restauração e Serviço de Bar, com coordenação pedagógica do Chefe Cruz e Professor Sandro Martins
Desenho de luz
Joaquim Madaíl
Vídeo
Tiago Leão & João Manso
Produção COSANOSTRA
Produção e difusão
Clara Antunes
Produção e acompanhamento
Sara Palácios
Co-produção Festival TODOS – Caminhada de Culturas
Duração 3h30min aprox.