Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Teatro Ibérico tem espetáculo adaptado a pessoas invisuais

 

A Queda de Um Anjo (1).jpg

 

- “A Queda de Um Anjo”, peça inspirada na obra de Camilo Castelo Branco, tem sessão dia 11 de setembro com audiodescrição
- Os espectadores invisuais terão ainda um acompanhamento personalizado e a possibilidade de, previamente, subirem a palco para tocar nos figurinos e cenário
- Além desta sessão especial, a peça apresenta-se de 8 a 10 e de 15 a 18 de setembro, no Teatro Ibérico


“A Queda de Um Anjo”, a nova produção da Companhia João Garcia Miguel que traz a cena uma das obras mais emblemáticas do autor Camilo Castelo Branco, chega agora ao Teatro Ibérico com uma sessão de audiodescrição que permitirá aos espectadores invisuais terem uma experiência única. No dia 11 de setembro, às 21h00, estes terão um acompanhamento personalizado durante o espetáculo, mas também a possibilidade de subir ao palco histórico do Teatro Ibérico, tocar nos figurinos e cenários e ficar a conhecer mais sobre a obra, mesmo antes do subir do pano.

Esta sessão adaptada pretende levar a todos a peça baseada na obra “A Queda de Um Anjo” do século IXX, sendo um espetáculo que traz a palco uma junção entre a música, performance, o texto e o teatro, para debater a relação entre o Homem e as naturezas: a sua natureza e a natureza que o envolve. O espetáculo conta com a atriz Sara Ribeiro no elenco e com música original de Vitor Rua. A língua, o pensar, o sentir português são ainda temas desta peça que quer levar o máximo de espectadores numa viagem pela literatura nacional do século IXX.

“Para nós, o teatro é uma arte de todos, pelo que enquanto artistas é precisoque nos adaptemos às necessidades de cada espectador, que entre as suas diferenças, não deixam de ter um aspeto em comum: a necessidade por cultura. A pandemia veio, aliás, mostrar-nos ainda mais essa urgência, que estando inerente ao Homem, tal como esta peça refere, faz mesmo parte da sua natureza”, explica João Garcia Miguel, encenador da peça.

“É com muito orgulho que levamos agora “A Queda de Um Anjo” a pessoas invisuais, permitindo-lhes ter uma experiência única no teatro e viverem esta nossa peça, de forma igual aos restantes espectadores. Para isso, promovemos uma ida ao teatro onde imperam os vários sentidos, permitindo uma perceção única do espetáculo: o toque dos figurinos e do cenário, o som do teatro, mas também todos os cheiros que lhe são característicos, sem esquecer uma audiodescrição e acompanhamento personalizado, que permitirá um total entendimento da narrativa”, acrescenta o encenador.

Além desta sessão, o espetáculo apresenta-se no Teatro Ibérico, em Lisboa, de dia 8 de setembro a dia 11 e depois de 15 a 18, sempre às 21h00. Os bilhetes, independentemente do dia, têm um custo de 7.50€ e podem ser adquiridos através do email bilheteira@teatroiberico.org, na TicketLine ou diretamente na bilheteira do Teatro Ibérico.

Este espetáculo, que revisita a obra de Camilo Castelo Branco, foi encomendado no âmbito do projeto Palavras Cruzadas, uma parceria do Teatro de Vila Real com o Espaço Miguel Torga, a Fundação da Casa de Mateus e o Teatro Municipal de Bragança, com o apoio do Norte 2020. Depois de Lisboa, apresentar-se-á em Bragança, no dia 24 de setembro, e segue depois para Torres Vedras, a 22 de outubro.


Imagens aqui.
Website: https://joaogarciamiguel.com/