Teatro Praga apresentam “Queermess” na Escola das Artes
Para assistir a 8 de julho, a partir das 16h00, na Escola das Artes da Católica no Porto,
No dia 8 de julho, às 16h00, os Teatro Praga vão apresentar um conjunto de performances especialmente pensadas para o programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Intitulado “Queermess”, neste evento será também apresentada a Ceia dos Cardeais, uma performance inédita dos Teatro Praga, onde os cardeais comensais serão espectadores de espectadores. Um evento gratuito com entrada livre.
Composta por André e. Teodósio, Cláudia Jardim, Diogo Bento e José Maria Vieira Mendes, a direção artística do coletivo Teatro Praga assume-se como um grupo ou federação de artistas, com brasão e história. Fundado em 1995, o coletivo colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais em Portugal e tem-se apresentado em festivais e teatros de diversos países, como Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Hungria, Eslovénia, Estónia, Dinamarca, Polónia, Israel, China, entre outros.
Na Porto Summer School on Art & Cinema, os Teatro Praga vão apresentar um mix de performances denominado “Queermess” que terá cinco momentos diferentes. O evento iniciará, às 16h00, com uma palestra-performance de Rogério Nuno Costa, “MULTIVERSIDADE”, a defesa de uma tese para a especulação (futura) de uma universidade queer, ou uma multiversidade. “SUPER NATURAL”, às 17h00, será projetado em loop. O filme, realizado por Jorge Jácome, foi produzido com o Teatro Praga e intérpretes do Dançando com a Diferença. O filme foi vencedor do prémio da crítica no 72º festival de cinema de Berlim em 2022 e apresentado já em fevereiro deste ano na Tate Modern, em Londres, além de ter percorrido inúmeros festivais em todo o mundo. Às 17h00 e 18h00, “ARTE E CRENÇA” apresenta duas conversas sobre arte e crença nas artes performativas, na moda e nas instituições. Já o quarto momento “INVERTED LANDSCAPES” é uma performance de André e. Teodósio / Teatro Praga que foi primeiramente apresentada na Galeria Kunstraum Botschaft – Camões Berlim numa coprodução com a Fundação EDP e a Embaixada de Portugal / Camões Berlim. Foi também apresentada na Fundação EDP / MAAT, em 2021. O último momento desta “Queermess” será a “CEIA DOS CARDEAIS”, às 19h30, onde todos são convidados a participar num jantar coletivo com os quatro pontos cardeais dos Teatro Praga - André e. Teodósio, Cláudia Jardim, Diogo Bento e J.M. Vieira Mendes. Uma performance inédita dos Teatro Praga, em que os cardeais comensais serão espectadores de espectadores.
A “Queermess” enquadra-se no programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa no Porto, que entre 3 e 8 de julho proporciona uma experiência cultural imersiva para explorar o conceito de Festa, direcionada a todos os amantes de cultura da cidade do Porto. A “Queermess” irá decorrer a partir das 16h00 na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto e a entrada é livre.