Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Tempei Nakamura a solo no Museu do Oriente | 15 de Novembro | 17.00 | Gratuito

 

 

Tempei%20Nakamura%20(5).jpg

 

O pianista e compositor japonês Tempei Nakamura apresenta-se pela primeira vez em Portugal, num concerto a solo que se realiza domingo, 15 de Novembro, às 17.00, no Museu do Oriente, com entrada gratuita.

 

Neste espectáculo, o músico e compositor interpreta um repertório inteiramente da sua autoria, caracterizado pela mistura de influências clássicas bem como do jazz e rock progressivo, incluindo a emblemática suite da “Península Kii” e a suite evocativa dos jardins de Monet, em Giverny, uma homenagem ao mestre do Impressionismo.

 

Tempei Nakamura (Kobe, 1980) iniciou os estudos de piano aos cinco anos de idade. Seis meses depois do grande terramoto de Hanshin, em 1995 - que destruiu a sua casa quando tinha apenas 15 anos -, Tempei abandonou o liceu e começou a trabalhar na reconstrução das zonas afectadas. Mais tarde, regressou aos estudos numa escola secundária especializada em música.

 

Após frequentar a Universidade de Artes de Osaka, partiu rumo a Nova Iorque para prosseguir os estudos, passando a residir entre essa cidade e Tóquio. Em 2010, apresentou-se a solo num recital no prestigiado Carnegie Hall e, nesse mesmo ano, iniciou a sua digressão pela Europa, tornando-se um músico de projecção global.

 

Compondo para piano com uma visceralidade e liberdade que o público habitualmente não associa à música clássica, Tempei Nakamura faz a ponte entre este género e as sonoridades contemporâneas. Um dos seus projectos pessoais, as apresentações regulares da Hidden Concert Tour, tem lugar nas recônditas montanhas da Península de Kii (Japão), Património da Humanidade.

 

Este espectáculo é uma colaboração com a Embaixada do Japão.

 

Espectáculo

Tempei Nakamura - piano solo

15 de Novembro

Horário: 17.00

Duração 60’

M/6

Entrada livre

 

Programa

Kami yadoru michi

Flame

Phoenix

Ichigo-Ichie

Waltz of Monet

Ripples on the Water

Love Story in Montmartre

 

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa

Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt

www.museudooriente.pt