Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Temporada de Música da Parques de Sintra distinguida com selo de qualidade internacional (EFFE)

Reencontros_Creditos_PSML_LuisDuarte.jpg

 

A Temporada de Música da Parques de Sintra foi distinguida com o selo de qualidade EFFE 2017-2018 (Europe For Festivals, Festivals for Europe). Na cerimónia oficial, que decorreu na cidade alemã Wiesbaden esta quinta-feira, 4 de maio, foi anunciado que a Temporada de Música da Parques de Sintra, integra agora a comunidade do EFFE, devido à sua qualidade artística e ao significativo impacto a nível local, nacional e internacional.

 

Promovida pela Parques de Sintra desde 2014, com direção artística de Massimo Mazzeo, do Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal – Divino Sospiro, a Temporada divide-se em três ciclos, dedicados ao repertório específico da época de cada um dos Palácios Nacionais sob gestão da Parques de Sintra (Serões Musicais no Palácio da Pena, Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra, e Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie),

 

O júri internacional do EFFE reconheceu a “excelente direção artística” que “tem assegurado um programa com uma curadoria cuidadosa ao longo dos anos”. Para a integrarem na comunidade EFFE, os especialistas internacionais consideraram a Temporada de Música um “conceito interessante, baseado na oferta de eventos dos espaços de proximidade, atribuindo um novo uso público ao património, que não seja apenas o circuito turístico”.

 

Os critérios para a seleção de membros da comunidade EFFE são diversos e exigentes, e incluem o compromisso artístico e as abordagens inovadoras; o envolvimento da comunidade; e o compromisso europeu e internacional. Ao cumprir estes três parâmetros, a Temporada de Música da Parques de Sintra foi, a par com 250 festivais na Europa, distinguida com este selo de qualidade internacional, que visa reconhecer, enriquecer e celebrar o imenso poder e contribuição das artes e festivais para a sociedade europeia.

 

A plataforma EFFE é um projeto da Comissão Europeia, iniciado em 2015 pela Rede Europeia de Festivais, cujo júri internacional é presidido por Sir Jonathan Mills.

Os três ciclos de música da Parques de Sintra, que abrangem um repertório vasto, desde o período medieval ao período romântico, figurarão no website do EFFE, permitindo uma divulgação mais abrangente e eclética dos mesmos.