Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Terça, 23 Maio, Estreia documentário Astral + Debate solidário - Refugiados|Cinema São Jorge

74040d89-56f5-4350-88e8-f7423b3945b8.jpg

 

Marea Granate Lisboa e Cinema São Jorge/EGEAC apresentam

ASTRAL, documentário sobre um grupo de refugiados
que tentam atravessar o Mediterrâneo + Debate

Estreia nacional Sala Manoel de Oliveira . Terça, 23 de Maio 2017 | 20h30

O colectivo Marea Granate Lisboa, em parceria com o Cinema São Jorge/EGEAC, dão a conhecer Astral, documentário que estreia em Portugal e aborda o drama dos refugiados que tentam atravessar o Mediterrâneo em busca de um futuro na Europa. Astral, realizado pela equipa do programa de televisão espanhol "Salvados" (Canal La Sexta), dirigida por Jordi Évole, narra o caso da ONG Proactiva Open Arms que transformou um veleiro de luxo, doado pelo empresário italiano Livio Lo Monaco, numa embarcação de resgate, tendo socorrido milhares de pessoas.

A receita da bilheteira será integralmente doada à ONG Proactiva Open Arms.

No final da projecção do filme terá lugar um debate que contará com a participação de Mónica Jeanne Frechaut, em representação do Conselho Português para os Refugiados, de Paulo Leão da Go Humanitarian – Grupo de Operações de Intervenção Comunitária, e de Awet Mebrahtu, beneficiário desta associação.

 

Desde que começou, em julho de 2016, a sua missão no Mediterrâneo, em frente à costa da Líbia, os tripulantes voluntários do Astral, médicos e nadadores salvadores, têm socorrido milhares de pessoas. Na primeira acção foram resgatados 1400 migrantes.

A equipa do programa televisivo espanhol "Salvados", do Canal La Sexta, dirigida por Jordi Évole 3, embarcou em julho de 2016 no barco para registar o dia-a-dia da tripulação da ONG, nesta imprescindível missão de vigilância e resgate humanitário. Esta é a sua história.

Ao longo de uma hora e meia, o documentário mostra a complexa adaptação do navio a embarcação de resgate, a sua tripulação, formada por voluntários de Proactiva Open Arms, e o drama a que se assiste diariamente no Mediterrâneo, de milhares de pessoas que tentam fugir do horror da guerra, dos abusos e da fome. Refugiados, exaustos e explorados por máfias, partilham as experiências que viveram, o horror e a esperança, que lhes deu alento para avançar, de encontrar na Europa um futuro melhor.

Este documentário já foi projetado em mais de 130 salas de cinema em Espanha e em cidades como Paris, Londres, Nova Iorque, Berlim, entre outras, sempre com um fim solidário, arrecadando receitas para a Proativa Open Arms.

Bilhetes: 3,5 € - à venda, em exclusivo, na bilheteira do Cinema São Jorge

Original em Castelhano, legendado em Português.