Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

The Nature of this Room - Exposição

the nature of this room

 Rosanna Helena Bach & Nuno Moreira
 Curadoria de Sofia Steinvorth

 

896e6564-1a77-48af-bd1f-0f843ca5d3e1.jpg

 

x2+y2=r2, Rosanna Helena Bach, 2019

Inauguração e Lançamento de Publicação: 1 de Novembro de 2019 às 16:00

Lapso Galeria: Rua Arronches Junqueiro 126, 2900-249 Setúbal, Portugal

 


Como o antropólogo Edward T. Hall refere, praticamente tudo o que o homem é e faz está relacionado com a experiência deste com o espaço. A ideia muitas vezes inconsciente da existência de uma bolha de espaço pessoal, um território invisível a que chamamos ‘nosso’, é um dos principais pilares da sociedade moderna. A privatização do espaço expõe noções profundas de alienação, que se traduzem não apenas e directamente com o ser no espaço, mas também em várias outras dualidades, como: 'nós' e 'eles', o que é subjectivo e objectivo, normal e estranho, científico e humano, racional e espiritual.
Na exposição The Nature of this Room, os artistas Rosanna Helena Bach (1990, Suíça) e Nuno Moreira (1982, Portugal) desafiam estas premissas de separação clara de pura racionalidade, abordando tópicos provenientes de naturezas várias como a forma e falta de forma, ordem e caos e particularmente a prima materia, base primitiva e ancestral que dá origem a toda a matéria e pensamento existente.

Partindo de duas instalações site-specific e de uma série de experiências sobre fotografia, a galeria transforma-se para apresentar uma experiência imersiva, na qual o próprio espaço – as salas, formas, paredes, colunas e janelas - é parte integrante da atmosfera recriada pelos artistas. As peças parecem fundir-se com a arquitetura circundante e depois expandir-se para um universo próprio interior. As fronteiras aparentes entre trabalho artístico e espaço, objecto compreensível e éter, perdem limites apropriando-se entre si. A galeria revela-se assim como um domínio do limiar, um estado intermediário e transitório caracterizado por indeterminação, com potencial para desencadear instabilidade, perguntas e possibilidade de transformação.
 
A publicação com o mesmo nome - The Nature of this Room - a ser lançada no dia de inauguração da exposição, é composta por um conjunto de imagens (principalmente fotografias e desenhos) e fragmentos de texto que mostram parte do processo que os artistas percorreram e que está na génese deste projecto. Esta publicação fornece visões possíveis e abre discussões teóricas, através de trechos poéticos, conceitos físicos e alquímicos, bem como reflexões ficcionais e individuais sobre algumas ideias-chave presentes nos trabalhos apresentados. Embora a publicação seja um trabalho autónomo, pode também ser lido como um complemento à exposição, algo que os visitantes são convidados a fazer durante a visita à galeria.
 

72cba833-0dfc-4ddd-b8a5-66a66aaf1448.jpg

Geometries of Silence, Nuno Moreira, 2019

 
SOBRE OS ARTISTAS


Rosanna Helena Bach (1990, Suíça) está actualmente sediada em Lisboa. Utiliza a gravura e instalação para explorar os caminhos do visível e invisível através dos quais comunicamos e estamos ligados. Desta forma, o seu trabalho desafia o pensamento linear e a dualidade através da síntese de uma linguagem simbólica própria. Frequentemente inspirada pela natureza, cria mundos nos quais funde, entre outros, o consciente e o subconsciente, o masculino e o feminino.
Rosanna é formada em Documentário e Fotojornalismo pelo Centro Internacional de Fotografia (Nova York) e tem um BBA pela Parsons School of Design. Em 2017, lança o seu primeiro livro Birds of Paradise com a Paradigm Publishing na MOMA PS1: Printed Matter NY Art Book Fair. O trabalho da Rosanna fez parte de várias exposições colectivas em Bogotá, Cidade do México, Miami, Londres e Nova York (Unconscious Lens na Bosi Contemporary, 2014). Foi nomeada para participar no prestigiado prêmio Lookbetween Workshop Award em 2014, e com uma residência na Land Art Road Trip de Gerson Zevi, no sudoeste Americano em 2013 e 2014. O trabalho que produziu durante esta residência foi posteriormente exibido numa mostra colectiva, On the Road, na Leila Heller Gallery em Nova York.


Nuno Moreira (1982, Portugal) expõe regularmente desde 2006, em mostras individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro. É formado em Cinema, especializando-se em design editorial com foco principal na concepção de livros. Usa a fotografia como a sua principal forma de investigação, explorando o papel das sombras e do mistério, bem como os limites do corpo através de uma encenação cuidadosa de objectos e corpos. As últimas obras assumiram a forma de livros de artistas e estão presentes em colecções públicas e privadas, com destaque para State of Mind (2013), ZONA (2015) e She Looks into Me (2018).
Em 2013, mudou-se para o Japão onde viveu por cerca de quatro anos – altura em que se deu um notório refinamento da sua linguagem visual. Paralelamente à prática artística, desenvolve actividade como diretor de arte e está envolvido no ensino há vários anos.
 

 

 


Inauguração e Lançamento de Publicação: 1 de Novembro de 2019 às 16:00

Lapso Galeria: Rua Arronches Junqueiro 126, 2900-249 Setúbal, Portugal


EVENTO FACEBOOK