Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

The Shift, de Laura Carreira, no Festival de Veneza

The Shift, realizado por Laura Carreira, está seleccionado na competição de curtas metragens do Festival de Veneza

 

e84887db-961a-4a3d-83fd-9e44a55b5214.jpg

 

The Shift, o mais recente filme da jovem realizadora Laura Carreira, com distribuição assegurada pela Portugal Film - Agência Internacional de Cinema Português, faz parte da selecção oficial da 77ª Mostra Internazionale D'Arte Cinematografica La Biennale di Venezia 2020, que decorre de 2 a 12 de Setembro.  

O filme integra a secção Orizzonti que se debruça sobre trabalhos que representam as últimas tendências estéticas e expressivas do cinema internacional. Esta secção tem um foco particular em filmes de estreia, com características independentes e jovens talentos ainda não estabelecidos.

Na sua nota de intenções a realizadora diz que "a ideia de que vivemos como indivíduos livres nunca me pareceu verdadeira. A nossa dependência crónica do trabalho e a insegurança sentida por tantos é uma realidade que o cinema deve representar e quero que meus filmes contribuam para isso. The Shift é o retrato dessa dependência a partir da perspectiva de uma jovem mulher que vê a sua vida descarrilar num instante sem que possa fazer nada para o evitar."
 

Laura Carreira é uma escritora e realizadora portuguesa, natural do Porto e a residir na Escócia. Concluiu o curso de Comunicação Audiovisual na Escola de Artes António Arroio, em Lisboa, e licenciou-se em Realização na Universidade de Edimburgo.
A sua primeira curta-metragem, 'Red Hill', foi seleccionada para vários festivais de cinema internacionais e considerada uma das sete melhores curtas-metragens presentes no Festival Internacional de Clermont-Ferrand 2019 pela revista internacional de cinema Sight & Sound. O filme foi premiado com o New Visions Award no 73º Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, nomeado para os BAFTA Scotland Awards de 2019 como 'Melhor Curta Metragem' e para os BIFA Awards de 2019. Ainda em 2019, Laura Carreira foi escolhida para integrar a residência de escrita BellRock onde está a trabalhar na sua primeira longa-metragem.
 

FILMOGRAFIA

[2020] The Shift (curta)
[2018] Red Hill (curta)

 

Sinopse: 

Anna, uma trabalhadora temporária, passeia o cão de manhã antes de ir às compras. Vagueia pela secção de produtos com desconto do supermercado, tentando encontrar os mais acessíveis. À medida que se aproxima da caixa, a agência liga; perdeu o turno. The Shift procura capturar a condição vulnerável de um trabalhador temporário e revelar as consequências imediatas da distância perigosamente curta e sempre presente que separa emprego e pobreza, segurança e tumulto.


Ficção
2020, Portugal, Reino Unido 9’


Argumento: Laura Carreira
Fotografia: Karl Kürten
Som: John Cobban
Montagem: Florian Nonnenmacher
Produção: ​Laura Carreira | Maeve McMahon, Mhairi Valentine / MTP
Elenco: Anna Russell-Martin

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.