Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

TITICA: A DIVA do Kuduro em Portugal

 

 

 

 

Titica, uma das mais controversas e amadas cantoras Angolanas, chega a Portugal com um novo single que conta com a participação de Osmane Yakuza

Considerada uma das artistas mais interessantes de África pelos prestigiados KORA AWARDS, e referida ao jornal "The Guardian" pela genial artista internacional, Bjork, como uma das suas influências musicais, esta mulher, que alia uma enorme força e uma carismática personalidade a um optimismo inabalável, chega a Portugal para apresentar o seu novo single "Docadó", com um vídeo onde o furacão Titica surge numa fusão do seu inconfundível kuduro com o coupé décalé da Costa do Marfim. 

Chega agora a Portugal, depois de uma viagem ao Brasil onde gravou nos estúdios da Redbull um tema original com os Baiana System que será apresentado ao vivo no Rock in Rio no próximo mês de Setembro, sendo Titica a primeira artista angolana de sempre a ser convidada para pisar aquele que é um dos maiores, melhores e mais cobiçados palcos do mundo! 

No entanto, o seu caminho nem sempre foi fácil e a subida fez-se a pulso e foi fruto de muito trabalho e persistência. Titica assumiu-se como transexual e apesar da controvérsia comoveu e conquistou o respeito da sociedade e do meio musical angolano graças à sua perseverança, força e talento. Em 2015 foi reconhecida na África do Sul com o prémio "African Feather of the year" (Trans mais respeitada de África) por ser a artista que mais tem lutado para promover e defender os direitos humanos e a inclusão das pessoas da comunidade LGBT.

Mas quando em 2011 editou o seu álbum de estreia com o single "Chão", tornou-se claro para todos que a nova diva do Kuduro tinha nascido. O tema foi a canção de Kuduro mais tocada de sempre e valeu a Titica o prémio de melhor cantora de KUDURO de 2011, para além de tours pelos Estados Unidos da América e Europa.

Desde então a artista tem feito várias incursões de sucesso pelo semba e kizomba, lançando mais dois álbuns, "Olho Boneco" de 2013 e "De ultima a primeira" de 2014. Sendo que em 2015 vê um dos seus temas ser agraciado como o "Melhor Semba do ano". Mas continua a ter no KUDURO o seu grande amor.