Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

TMJB acolhe As criadas, de Genet

image001.jpg

 

image002.jpg

 

As criadas, de Jean Genet, com encenação de Rui Madeira, dia 9 de Abril, às 16h, no TMJB.

 

 

TMJB acolhe As criadas, de Genet

 

A Companhia de Teatro de Braga, em co-produção com a Seiva Troupe, apresenta no Teatro Municipal Joaquim Benite As criadas, do dramaturgo maldito Jean Genet. O espectáculo tem dramaturgia e encenação de Rui Madeira e estará em cena no Domingo, dia 9 de Abril, às 16h.

 

 

Genet escreveu As criadas em 1947, enquanto cumpria pena na prisão. Fê-lo tendo em mente o crime perpetrado pelas irmãs Papin alguns anos antes, através do qual estas puseram fim à vida da patroa. Aos olhos de Claire e de Solange, as duas serviçais imaginadas pelo autor francês, a senhora para quem trabalham é a representação de um universo que lhes estará para sempre vedado. Na sua ausência, fecham-se no quarto principal e fingem ser a figura que amam e odeiam, cobrindo-se de jóias, vestindo as roupas mais sofisticadas, imitando todas as suas poses e maneirismos. Entretanto, sonham com a sua morte, porventura a única forma de alcançarem a liberdade.

Jean Genet (1910-1986) foi um dramaturgo, poeta e romancista francês. Começou a escrever em 1942, depois de uma vida dedicada ao crime e à prostituição. As suas obras, entre as quais se destacam as peças A varanda (1956), Os negros (1959) e Os biombos (1961), aproximam-no do Existencialismo e do Teatro do Absurdo.

Rui Madeira (n. 1955) é actor, encenador e director artístico da Companhia de Teatro de Braga. Em 1980 foi um dos fundadores da CENA, o grupo que, em 1984, daria origem à companhia que hoje dirige. Foi administrador do Theatro Circo de Braga e integrou a organização do 1.º FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica).

 

FICHA ARTÍSTICA

 

Intérpretes Mariana Reis, Sílvia Brito e Solange Sá
Tradução Eduardo Tolentino e Rui Madeira
Cenografia Acácio de Carvalho
Figurinos Manuela Bronze
Desenho de Luz Nilton Teixeira
Assistência de Encenação Eduarda Filipa

 

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | SALA EXPERIMENTAL | M/14

9 ABR | DOM às 16H

 

PREÇO: 5€ a 10€  

 

RESERVAS: +351 212 739 360
COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.