Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

TNAF 20_21 | Estará a arte à beira de um evento singular?

Estará a arte à beira de um evento singular? 

Destacam-se nos próximos dias, os debates e a masterclass, inseridos na programação do The New Art Fest, que se irão realizar presencialmente, em Lisboa e virtualmente, na plataforma Zoom. 


Até ao final de setembro The New Art Fest propõe as exposições: “WHISPERING MIRRORS” nas Carpintarias de São Lázaro (até 26 setembro) e “PANDEMIA”, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (até 30 de setembro). Ainda em setembro, graças à parceria do festival com a MOP, poderá encontrar nos painéis electrónicos, teasers de algumas obras presentes nesta edição.

The New Art Fest é um festival internacional de ‘new media’ focado na relação instrumental entre arte, electrónica digital, programação computacional, inteligência artificial, robótica, Internet e redes sociais. The New Art Fest tem como opções curatoriais as relações entre arte e a sociedade a partir das interações entre teoria, crítica, ciência e novas tecnologias. 
 
 
  • 15 de setembro: Painel de discussão “NFTs TAKE OFF”
Conferência Virtual no Zoom | Lisboa e Londres 15:00 (UTC-time) | Bruxelas 16:00 (UTC-time) | Nova York 10:00 (UTC-time) | Hong Kong 22:00 (UTC-time)

Com a participação de Kevin McCoyPak e Robert Alice e moderação de António Cerveira Pinto, director artístico do festival.
 
“Estará a arte à beira de um evento singular?
Há, pelo menos, uma metamorfose cultural em curso que levanta questões às quais é preciso responder.
Qual o grau de transformação imposto às convenções artísticas e à arte em geral pelas sociedades digitais?

Será alguma vez possível proteger a autoria digital, nomeadamente recorrendo ao paradigma conhecido por Blockchain? Se houver, por exemplo, uma grande tempestade elétrica, ou uma guerra mundial, quem garante a fiabilidade das redes computacionais? E se os governos assumirem o controle do ciberespaço (como a PCC decidiu fazer na China comunista depois da chegada de Xi Jinping ao poder)? Garantir a autenticidade da arte digital asseguraria, por si só, o valor intrínseco das mesmas, para artistas, colecionadores, mercados de arte e museus?

Poderá, por outro lado, a criptografia ao serviço de bases de dados distribuídas e transparentes (“blockchain) ameaçar a velha ordem capitalista, ou será que, pelo contrário, as bases de dados encriptadas, encadeadas e partilhadas acabarão por ultrapassar mais um estrangulamento da lógica reprodutiva do capitalismo, provocado desta vez por uma crise de recursos e demográfica, bem como pela monetização geral das dívidas públicas e privadas?

Em suma, até que ponto podemos confiar nas Blockchain? Protegerão as autorias e o trabalho criativo em geral, ou serão mais um estímulo à especulação desenfreada e à construção de novas e gigantescas Pirâmides de Ponzi? Será razoável acreditar no advento de uma desejável democracia, simultaneamente transparente, partilhada e segura, bem como no acesso gratuito a bens virtuais protegidos por NFTs?”

António Cerveira Pinto (Diretor artístico do The New Art Fest)

Estas e muitas outras questões serão debatidas nesta conversa.

LINK: Sete tópicos sobre arte e “blockchains” (NFTs)
LINK: Sobre os oradores
LINK: Join Zoom Meeting
Find your local numberhttps://us02web.zoom.us/u/kbUiv1L4tU

 
Uma conversa a partir da exposição “Whispering Mirrors”, movendo-se pelas dobras do especular e do especulativo, das possibilidades da inteligência artificial e das problemáticas em torno do pós-humano. Com a presença do artista Rodrigo Gomes, do curador David Revés e de outros oradores convidados.

“Imagens aquém e além do humano” é uma produção das Carpintarias de São Lázaro e insere-se no  seu Ciclo de Programação "Para os olhos mas não só".

LINK: Sobre a Exposição e os Oradores

Carpintarias de São Lázaro | Rua de São Lázaro, 72, Lisboa | sexta-feira, dia 25 setembro, às 17h 
Entrada Livre | Lotação máx.: 60 pax | Para reserva de lugar, por favor contacte: reservas@csl-lisboa.pt 

 
  • dia 30 setembro: Conversa Debaixo da pandemia
na plataforma ZOOM (15h Lisboa)

Nesta conversa, moderada por António Cerveira Pinto,  três artistas da exposição Pandemia - Jonas Runa, Kristina Petukhina e Robert B. Lisek -  irão partilhar os seus interesses e seus processos criativos durante o período de confinamento.

LINK: Sobre a Exposição e os Oradores

 

"A difusão e a virtualização de imagens influenciam a nossa forma de comunicar, conservar, recordar e definir o que é real ou falso. Por consequência, a realidade consiste num arquivo de imagens falsas, em virtualidade e ficções que ao serem por nós consumidas mudam de sentido. Cada vez mais, o mundo está embebido em imagens que atravessam ecrãs.

Num mundo em que a difusão de imagens é regida pelo seu próprio consumo, a realidade revela-se esquizofrénica. Há que tomar colírio para que as nossas pupilas passem a conhecer uma realidade que através do mínimo erro se revela pré-desenhada
."
Rodrigo Gomes

Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa FBAUL | Grande Auditório da FBAUL
Entrada livre  | Lotação max 100 pax


LINK: Bio Rodrigo Gomes

 

A exposição “WHISPERING MIRRORS” do artista Rodrigo Gomes e curadoria de David Revés, pode ser visitada de 5ª a domingo das 12h às 18h, nas Carpintarias de São Lázaro, até 26 de Setembro.
"WHISPERING MIRRORS” propõe pensar a aparente linearidade do tempo e do espaço através das suas mediações objetivas e ligações subjetivas, explorando dispositivos ambientais nos quais objetos técnicos e os seus terminais multimediais se podem constituir enquanto realidades orgânicas e desenvolver os seus próprios modos de existência e configurações espaço- temporais.


Carpintarias de São Lázaro | Rua de São Lázaro, 72, Lisboa | de quinta a domingo das 12h às 18h 

Para marcação de visitas guiadas, por favor contactar geral@ocupart.pt
Esta exposição é uma co-produção Ocupart-Carpintarias de São Lázaro.

 

Exposição colectiva com os artistas: Daniela Lucato, Daria Milyukhina and Anton Sosulnikov, Fabrizio de Potestad i Fornari, João Bettencourt Bacelar, João Parente Moita, Jonas Runa, Kristina Petukhina, Nenad Nedelkov, Regina Frank, Robert B. Lisek, Robert Jarvis e Sam Heydt, com curadoria de Sofia Marçal.

A ideia curatorial desta exibição é infectar o Museu com o virus e levar o visitante a refletir sobre este fenómeno que tanto alterou os nossos padrões comportamentais e de vivência em sociedade. Para tal, foram seleccionados 12 trabalhos da edição online de 2020, cujas temáticas focam em específico o Covid19 e a pandemia, para serem exibidos por todo o Museu, tanto em salas de exposição permanente como em zonas comuns.

A exposição "Pandemia" pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, até 30 de setembro.
 

Museu Nacional de História Natural e da Ciência  | Rua da Escola Politécnica, 54, Lisboa |  3ª a dom. das 10h às 17h
Para marcação de visitas guiadas, por favor contactar geral@ocupart.pt

LINK:
 Imagens para divulgação

 

O encerramento oficial do festival tem data marcada para o dia 6 outubro, na Faculdade Nacional de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. 

 

Com direção artística de António Cerveira Pinto, The New Art Fest é uma produção da Ocupart. 

The New Art Fest 20_21 tem o apoio da Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal de Lisboa, e as parcerias do Museu Nacional de História Natural e das Ciências da Universidade de Lisboa, das Carpintarias de São Lázaro, da MOP, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, da Companhia de Seguros Fidelidade, do Escritório de Advogados Sérvulo & Associados, da Associação de Turismo de Lisboa, da rádio SBSR, do Luggage City CenterAcrilferFabLab Lisboa e da Fixol.

 

Siga-nos em:

www.thenewartfest.com 

Instagram: @thenewartfest

Facebook: www.facebook.com/thenewartfest/