Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

TNSJ: Clarão ilumina os caminhos ocultos do divino

Entre 10 e 12 de maio, no Porto

TNSJ: Clarão ilumina os

caminhos ocultos do divino

 

Projeto inspirou-se nos ritos de complexo arqueológico de Vila Real e é o último dos três espetáculos do Festival DDD acolhidos pelo TNSJ

 

Clarão 1 ©Paulo Araújo.jpg

 

Clarão surgiu de um desafio para abordar a transversalidade do conceito de ritual a partir do Serapeum de Panóias, um intrigante espaço arqueológico em Vila Real ligado às origens do sagrado. Resultado de encomenda dos Teatros Municipais de Vila Real e Bragança, no âmbito do projeto Algures a Nordeste, o espetáculo vai estar no palco do Teatro Nacional São João (TNSJ), entre 10 e 12 de maio, no âmbito do Festival DDD – Dias da Dança.

 

Clarão remete para a comunhão intensa com a terra e com a sua dimensão de sacralidade difusa. Na cosmogonia dos ritos de Panóias, André Braga e Cláudia Figueiredo reconheceram um núcleo de questões imemoriais sobre os mistérios da morte e da luz, uma visão panteísta do mundo, onde pedra, ar, sangue, cinzas, espectros, fantasmagorias, sonhos e clarões se imiscuem em rituais de transe, iniciação e purificação.

 

O projeto tem uma forte dimensão transdisciplinar, assentando num diálogo intenso entre dança, teatro, som, luz e vídeo, e conta com interpretação de Bruno Senune, Daniela Cruz, Valter Fernandes e um grupo da comunidade local. O espetáculo é uma coprodução do Circolando – espaço de criação transdisciplinar, sob direção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo – e do TNSJ. Clarão pode ser visto no dia 10 de maio, às 22h00; 11 de maio, às 19h00; e 12 de maio, às 17h00, no TNSJ. O preço dos bilhetes varia entre os 7,5 euros e os 16 euros.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.