Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

TOFA & JORGE FERNANDO PROCURAM FADO INESPERADO PELAS RUAS DE ALFAMA

No Festival Caixa Alfama’16, desafiamo-lo a ouvir ‘o que é nosso’

 

 

O festival Caixa Alfama, que decorre nos dias 23 e 24 de setembro, em Lisboa, volta a ter TOFA como marca de café oficial, que, este ano, em conjunto com Jorge Fernando, vai percorrer as ruas de Alfama em busca do ‘Fado Inesperado’.

 

Para provar que o fado nos ‘corre nas veias’, Jorge Fernando e a marca de café com mais de meio século de ligação ao fado aliaram-se para procurar não só vozes inesperadas no fado, mas, mais do que isso, histórias de vida anónimas, pessoas que chamam vizinho ao fado, foram por ele embalados, e isso nota-se-lhes na voz. É já nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, que TOFA e Jorge Fernando partirão à descoberta dos talentos desconhecidos com história e fado na voz.

 

Percorridas as ruas de Alfama, inúmeras interpelações depois, desafiando as pessoas a expressar o fado que há dentro de “cada um de nós”, Jorge Fernando vai escolher as quatro vozes inesperadas, quatro talentos, que irão ganhar ‘um palco’ nos dias do Festival, entre as 19h00 e as 20h00, no restaurante Alfama Grill.

 

Mais uma vez, TOFA associa-se ‘ao que é nosso’, à cultura portuguesa, e, de forma inesperada, vai procurar as mais talentosas vozes escondidas num dos típicos bairros lisboetas em que o Fado é rei. Com esta iniciativa, pretendemos chegar mais perto dos portugueses, destacar ainda mais o que é nosso e provar que o Fado é ao mesmo tempo tradicional e moderno já que é transversal a muitas gerações. Mais uma vez, no Caixa Alfama, TOFA vai descobrir o que é nosso”, refere Teresa Roseta, responsável de Marketing da categoria de Cafés e Bebidas da Nestlé.

 

Depois do sucesso do TÓ FADO, um poeta castiço que oferecia um “fado à medida” a quem o desejasse - personagem a que a marca deu vida nas últimas edições deste festival - TOFA volta a improvisar no Caixa Alfama mas, desta vez, com a participação de Jorge Fernando. O músico, fadista e produtor é um dos compositores mais cantados da música portuguesa. Autor de temas como “Boa noite solidão”, “Búzios”, “Quem vem ao fado” ou “Chuva”, na sua carreira já trabalhou com grandes nomes da música portuguesa como Amália Rodrigues, Fernando Maurício, Mariza, Nuno da Câmara Pereira, Maria da Fé, entre muitos outros.

 

Nesta edição, o Caixa Alfama conta ainda com o Palco TOFA, situado no Grupo Sportivo Adicense (Rua Norberto de Araújo, nº 19 A), onde irão atuar os fadistas José Duarte e Vânia Fernandes (23 de setembro) e, no segundo dia, João Cazanova e Beatriz.

 

O apoio da marca de cafés torrados a esta edição do Festival, far-se-á ainda notar através da presença dos Mimos TOFA. A circular pelas ruas de Alfama, estes personagens, também eles inesperados, terão por missão oferecer sorrisos e PINs com frases castiças tradicionalmente associadas ao fado, mas também indicar a todos os que visitam Alfama, através de mímica, onde estão situados os vários palcos do Festival, para que possam usufruir na plenitude de tudo o que o Caixa Alfama tem para lhes dar.