Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

TOM HANKS REVIVE A GLÓRIA DOS ANOS 60 NO DISCOVERY CHANNEL

 

O Discovery Channel estreia uma série da CNN produzida por Tom Hanks em que os feitos mais importantes de uma década decisiva para a história são passados a pente fino. A chegada do homem à lua, a morte de Kennedy, a guerra do Vietnam, os movimentos pelos direitos civis e de género, as drogas e o rock and roll regressam às televisões no mês de dezembro para mostrar aos espetadores como foram os tumultuosos anos da década de 60. ‘Os Sessenta’ estreia no Discovery Channel na segunda-feira, dia 28 de dezembro às 21 horas.

 

 

Protestos pela liberdade, bombas atómicas, movimentos ‘flower power’, uma nação dividida pela guerra… na segunda-feira dia 28 de dezembro, a partir das 21 horas, o Discovery Channel recupera a visão mais evocadora de uma época chave para a História recente com a estreia de ‘Os Sessenta’. Uma cuidada produção de Tom Hanks para a cadeia CNN, em que é devolvido um olhar a uma década da maior importância histórica, por ter criado a geração dos ‘baby boomers’ e por ter esculpido uma nova paisagem política que ainda permanece em vigor.

 

No início da década de 1960, muitos americanos achavam que tinham chegado ao auge da idade do ouro. A 20 de janeiro de 1961, o carismático John F. Kennedy foi eleito presidente dos EUA. A sua confiança em que “o governo possui grandes respostas para os grandes problemas” parecia fixar o mote de todo o país para o resto da década. No entanto, essa idade de ouro nunca se materializou. Muito pelo contrário, nos finais da década de 1960 parecia que a sociedade americana estava a cair aos pedaços.

 

‘Os Sessenta’ proporciona uma nostálgica revisão dessa tumultuosa década através de 10 episódios em que, pela mão de especialistas e testemunhos, é passada a mágica história daqueles anos inesquecíveis. A série é dedicada a vários assuntos como o avanço da televisão como um meio capaz de influenciar a opinião pública a partir de debates tão icónicos como os de Kennedy e Nixon, a transmissão do assassinato do presidente e o êxito de programas tão inovadores como ‘Star Trek’, a transmissão da guerra do Vietnam, o desembarque dos Beatles na América, a eclosão das drogas, do sexo e do rock and roll, a chegada do homem à lua e o auge dos protestos pelos direitos civis.

 

Todos os episódios são pautados por clips fascinantes, citações e curiosidades, com um jovem Mick Jagger a falar sobre quanto tempo durará o seu novo projeto chamado os ‘Rolling Stones’ e um discurso de arrepiar proferido pelo presidente Johnson a respeito da guerra do Vietnam. Apesar do esforço meticulosos dos anos sessenta em refletir estes eventos memoráveis, o mais surpreendente da série é descobrir como a maior parte deles ainda ressoam nos nossos dias, mostrando a influência excecional que esta década continua a exercer nos dias de hoje.

 

No próximo dia 28 de dezembro, o Discovery Channel passa um documentário que mostra estes movimentos sociais e culturais que revolucionaram os EUA e, por consequência, o mundo inteiro. Às 21 horas a viagem começa pelo episódio ‘Sexo, Drogas e Rock and Roll’, em que os jovens foram os grandes protagonistas da música, do cinema e da moda da época. Logo após, às 22 horas chega ‘A Invasão Britânica’ encabeçada pelo fenómeno dos Beatles que aterraram nos EUA no início de 1964 quando quatro rapazes chegados de Liverpool revolucionaram toda uma geração de norte-americanos. A guerra do Vietnam, a crise dos mísseis de Cuba, a construção do Muro de Berlim, a corrida ao espaço, o assassinato de Kennedy, a marcha pela liberdade e o auge da televisão serão outros temas que vão protagonizar o documentário produzido por Tom Hanks que estreia no Discovery Channel.

 

‘OS SESSENTA’ EM DEZ EPISÓDIOS:

 

SEXO, DROGAS E ROCK AND ROLL (1960-1969)

O desejo de mudanças revolucionárias foi o mote distintivo da cultura de uma grande parte da sociedade naqueles anos. Tudo, desde a música, o cinema e a moda até à moral, usos e costumes foram centrados nos valores da jovem geração da nação. O Discovery Channel viaja pela Era das Beach Parties com o icónico Frankie Avalon e explora as primeiras substâncias alucinogénias no ‘Haight’ de São Francisco.

 

A INVASÃO BRITÂNICA (1964-1969)

No início de 1964, o apresentador de ‘O Show de Ed Sullivan’, um dos mais populares da televisão americana, pronunciou cinco simples palavras: “Senhores e senhoras, os Beatles”. A partir de então, nada foi o mesmo. O Discovery Channel mostra como a cultura americana e os costumes sociais foram alterados para sempre pelos quatro rapazes de Liverpool.

 

A GUERRA DO VIETNAM (1964-1969)

A crueldade da guerra transmitida pela primeira vez nos meios de comunicação, com um realismo nunca antes visto, acabou por mudar a imagem que os americanos tinham de si mesmos. O documentário começa com uma viagem por esta época turbulenta com Lyndon B. Johnson a ponto de assumir o cargo de presidente, o incidente do Golfo de Tonkín e a oposição inicial à guerra. Cobrirá a escalada de bombardeamentos contínuos no Norte do Vietnam, o assédio de Khe Sahn, o crescimento da oposição interna, a ofensiva do Tet, o começo da Paz de Paris e o fim da legislatura de Johnson.

 

O ASSASSINATO DE KENNEDY (1963)

A única investigação oficial do assassinato do presidente Kennedy que gerou tanta controvérsia desde 1964. Neste episódio é revisado este trágico sucesso mediante o exame das principais conclusões deste crime.

 

A CORRIDA AO ESPAÇO (1960-1969)

A década de 1960 foi um dos períodos mais revolucionários em relação aos avanços tecnológicos. Esta década foi testemunha da invenção do primeiro laser, dos videojogos; a redefinição do tamanho dos computadores até de uma televisão; também houve numerosos avanços na medicina e tudo culminou quando Neil Armstrong aterrou na lua no dia 20 de julho de 1969.

 

O MUNDO NO LIMITE (1960-1963)

A década de 1960 teve os anos mais tensos da Guerra Fria. O documentário examina a curta presença do presidente Kennedy através do prisma da Guerra Fria e de como se reflete na invasão da Praia Girón, a construção do Muro de Berlim e a crise dos mísseis de Cuba e as suas sequelas.

 

1968

O assassinato de Martin Luther King e de Robert Kennedy, a conversão democrática de Chicago, a candidatura de George Wallace e a eleição de Richard Nixon são apenas alguns dos eventos mais conhecidos de um dos anos mais dramáticos da história dos Estados Unidos.

 

UMA GRANDE MARCHA PELA LIBERDADE (1960-1969)

A integração da Universidade do Mississippi e Alabama, Birmingham, o Dr. Martin Luther King, a marcha sobre Washington… o documentário analisa os feitos que nos aproximam do principal movimento pelos Direitos Civis. Também veremos o Domingo Sangrento e a Marcha de Selma até Montgomery, o Verão da Liberdade e o assassinato de três trabalhadores que lutaram pelos seus direitos civis no Mississippi, o presidente Johnson e o Dr. King, a ascensão e assassinato de Malcolm X, os distúrbios urbanos em Watts, e muito mais.

 

OS TEMPOS ESTÃO A MUDAR (1960-1969)

A década de 1960 foi a génese de muitas das correntes sociais e políticas que marcaram a vida atual. No penúltimo episódio o documentário entra pelo inicio da década do feminismo e do movimento gay. ‘Silent Spring’ de Rachel Carson, ‘The Feminine Mystique’ de Betty Friedan, Barry Goldwater, os distúrbios de Stonewall, a aparição de ‘Estudantes por uma Sociedade Democrática’ e ‘A Nova Esquerda’ serão alguns dos sucessos que se revisitam.

 

A MATURIDADE DA TELEVISÃO (1960-1969)

A televisão converteu-se no fator dominante da cultura americana. Quando os americanos queriam entreter-se, informar-se ou simplesmente seguir o seu desporto favorito, acendiam a TV. Este é o documentário que dá uma olhadela ao passado pelas comédias, dramas, programas de notícias e eventos desportivos que eram o espelho de uma nação.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.