Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Tracing Utopia em competição para os Tigres de melhor curta no Festival de Roterdão

transferir (19).jpg

 

Tracing Utopia, curta metragem realizada por Catarina de Sousa e Nick Tyson, está seleccionada para a competição internacional de curtas metragens do Festival de Roterdão, onde terá a sua estreia mundial. O festival, que este ano celebra o seu 50º aniversário, acontece entre os dias 1 e 7 de Fevereiro de 2021 num formato reduzido e híbrido. Dadas as restrições impostas pela pandemia, as sessões competitivas decorrerão presencialmente durante o festival, que terá um segundo momento de 2 a 6 de Junho dedicado às celebrações deste importante aniversário.

Tracing Utopia resulta de uma colaboração entre os realizadores que fizeram uma residência na UnionDocs em Nova Iorque. Apesar dos constrangimentos impostos pela nova realidade, os realizadores persistiram na ideia inicial de dar voz a este grupo de jovens e exploraram a possibilidade de criação de comunidade no espaço digital. Este trabalho, que retrata as aspirações de uma comunidade de jovens queer no Queens, é uma odisséia que transcende o tempo, através  dos sonhos e visões de um mundo melhor. O filme parte de uma utopia e cria um manifesto colaborativo, exigindo as mudanças que os jovens queer desejam hoje.
 

REALIZADORES 

Catarina de Sousa

transferir (20).jpgCatarina de Sousa é realizadora, jornalista e produtora de cinema e artes visuais. Mestre em Ciências da Comunicação – Informação e Jornalismo pela Universidade do Minho, com formação nas Oficinas de Documentário dos Ateliers Varan, França. Foi artista residente no UnionDocs – Center for Documentary Art, em Nova Iorque, bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Como jornalista trabalhou para a Agência de Notícias LUSA, Rádio Clube Português, Barcelona Televisió, é colaboradora da Mídia Ninja – Narrativas Independentes, Jornalismo e Acção – do Brasil.
Co-realizou “Tracing Utopia” (2021) com Nick Tyson pela UnionDocs, “Verdade ou Consequência” (2017) sobre a era da Pós-Verdade para a RTP. Produziu entre Portugal e Brasil filmes: “A Mordida” (2019), “Arte que Faz Mal à Vista” (2018), “Semente Exterminadora” (2017), realizados por Pedro Neves Marques; “Vale das Dúvidas” (em pós-produção) de Francisca Manuel; “Laureano Barros, Rigoroso Refúgio” (2017) de Paulo Pinto para a RTP. É produtora associada de “Êxtase” (2020) de Moara Passoni e “Olmo e a Gaivota” (2015) de Petra Costa e Lea Glob.

Nick Tyson

transferir (21).jpgNick Tyson (1991, EUA) é um cineasta, escritor e investigador. Vive entre Paris e Nova Iorque. Recentemente, co-realizou “Tracing Utopia” com Catarina de Sousa, filmou e montou "Address" (2020) com a bailarina e coreógrafa Garnet Henderson que teve estreia no EstroGenius Festival 2020, e actuou em “Breath Control ”(2020) por Carson Parish que foi exibido no NewFest e CUFF 2020. A sua prática cinematográfica procura criar espaços imaginários a partir de elementos documentais tradicionais.
 


Sinopse: 
Uma viagem à dimensão queer. Através do espaço e do tempo. Jovens queer sonham o futuro. Uma máquina de guerra é construída e está em movimento. O amor vencerá. Elxs irão mudar o mundo. Tracing Utopia é uma odisseia através dos sonhos de jovens queer nova-iorquinos e das suas visões de um mundo melhor. Realizado por Catarina de Sousa e Nick Tyson, este documentário imagina a forma de uma comunidade queer que transcende o tempo, através de vislumbres de uma utopia manifestada nas ruas, em espaços colectivos e online. Um manifesto colaborativo entrelaça estes passados e futuros, afirmando uma mudança ambicionada pela juventude queer dos nossos dias: "Enquanto jovens queer de Queens, exigimos esta utopia para construir um mundo melhor."



Documentário
2021, Portugal, EUA, 27’

Argumento: Catarina de Sousa, Nick Tyson, Asher, Chase, Jay, Mars, Raphael
Fotografia:  Catarina de Sousa, Nick Tyson
Som:  H.Mur, Rafael Gonçalves Cardoso
Montagem: Catarina de Sousa
Efeitos Visuais: Catarina Aguiar, Nick Tyson
Cor Correction: Rita Lamas
Produção: ​Catarina de Sousa, Nick Tyson / UnionDocs
Elenco: Asher, Chase, Mars, Jay, Raphael, Julia, Lindsey

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.