Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Tradição e Criatividade inauguram nova Fachada no ViaCatarina Shopping

Instalação artística composta por milhares de funis

image002 (2).jpg

 

No próximo dia 20 de outubro, o ViaCatarina Shopping acordará com “um novo rosto” constituído por milhares de funis coloridos que, numa combinação perfeita entre tradição e criatividade, irão inaugurar a sua nova fachada e trazer à emblemática Rua de Santa Catarina, no Porto, uma nova dinâmica cultural. O grande momento irá acontecer às 17h30 horas, junto à entrada principal do Centro, e todos estão convidados a conhecer a nova instalação artística.

 

Vencedor da 2ª Edição do Concurso de Arte Pública “VIArtes”, o projeto AZULagir – da autoria de Alberto Vieira (ceramista e escultor) e de José Pedro Santos (arquiteto e designer) – irá mostrar ao público, neste dia, o resultado final de uma instalação de arte que os artistas criaram e que simula a composição de 66 azulejos com inúmeras configurações geométricas e jogo de cores.

 

Os autores recorreram à imagem do azulejo fazendo a alusão a uma tradição secular portuguesa – e também da cidade do Porto - e que, no seu projeto, é reinventada através do uso de um objeto tridimensional (o funil, e que também pode estar, em certa medida, associada ao vinho do Porto).

 

Este projeto cultural teve um grande envolvimento da comunidade local na medida em que, entre os dias 19 e 27 de setembro, os visitantes do Centro e os transeuntes desta Rua puderam dar o seu contributo artístico na construção desta instalação, através de um quiosque digital que esteve presente no Centro e, também, através do website www.viacatarina.pt/viartes2015.