Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Transformar tecido em arte no Museu do Oriente | Workshops de Temari e Feltro

Feltro Matrioskas.jpg

 

Criar um ornamento, que também pode ser brinquedo ou obra de arte, e peças de bijuteria a partir de tecidos e lãs, é o desafio dos workshops de Temari e Feltro que o Museu do Oriente organiza nos dias 16 de Fevereiro e 2 de Março.

 

Como prova de uma grande amizade ou de amor maternal, as Temari (Te - mão + Mari – bola) são, ainda hoje, uma oferta de significativa importância no Japão. Historicamente, eram construídas a partir de antigos quimonos, enrolando tiras de seda para formar uma bola. Contudo, com o passar dos tempos, Temari tornou-se uma arte, exibindo intrínsecos detalhes e bordados. No dia 16 de Fevereiro, entre as 14h00 e as 18h00, ensina-se a confecionar este objecto e é dada a conhecer a evolução das Temari que tanto interesse despertam, tanto no Oriente como no Ocidente. Este workshop repete no dia 23 de Março.

 

A 2 de Março, o Workshop de Feltro ensina uma técnica que se pensa ter origem na Ásia e que tem sido usada por inúmeros povos e culturas na produção de vestuário e calçado, tapetes e mesmo habitações portáteis. A lã feltrada pode ainda ser aplicada na criação de objectos lúdicos e decorativos, como a bijuteria que, neste workshop, inspira-se na Natureza para a criação de peças únicas.

 

Workshop Temari – De brinquedo a ornamento

16 de Fevereiro ou 23 de Março

Horário: 14.00-18.00

Preço: 45€/ participante/ sessão (inclui materiais)

Participantes: mín. 5, máx. 10

M/16 anos

 

Workshop de Feltro – Bijuteria sem Costuras

2 de Março

Horário: 14.00-18.00

Preço: 45€ (inclui materiais)

Participantes: mín. 10, máx. 12

M/16 anos

 

www.museudooriente.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.