Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

«Travessia» de Cristina Rodrigues inaugura este sábado no CCCB - Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

 

«Travessia» de Cristina Rodrigues inaugura este sábado no CCCB - Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Projecto vem do Centro Internacional de Artes Vivas – Naves Matadero em Madrid e tem curadoria de Mateo Feijóo

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) inaugura a exposição «Travessia» já este sábado, dia 10 de Outubro, às 16h, num momento que conta com a presença da artista Cristina Rodrigues e do presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Rodrigues Alves.

Concebida pela artista plástica e o curador espanhol Mateo Feijóo, a mostra centra-se numa reflexão sobre o tema da emigração e ficará patente no CCCB até 31 de Janeiro de 2021.

O núcleo de «Travessia» assenta no projecto desenvolvido de raiz para o emblemático Centro Internacional de Artes Vivas – Naves Matadero, em Madrid, intitulado «Home is the Cathedral of Life [A Casa é a Catedral da Vida]», onde esteve exposto em 2019, tendo alcançado um elevado impacto junto do público madrileno e dos média espanhóis.

Cristina Rodrigues é uma artista plástica e arquitecta portuense com trabalho artístico apresentado em vários espaços de referência na Europa, Ásia e América do Sul, em diversas exposições a solo, aspecto que contribui para a afirmar como uma das artistas plásticas portuguesas mais relevantes da sua geração. Várias das suas obras integram colecções de museus e entidades públicas, entre as quais a da Catedral de Manchester e o Cheshire East Council, no Reino Unido; do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso; dos Municípios de Castelo Branco, Viseu, Vila do Conde e Baião e do Estado Português. A artista foi ainda capa da norte-americana Sculpture Magazine, na edição Janeiro-Fevereiro de 2016 (https://sculpturemagazine.art/print-archive/january-february-2016/).

Os órgãos de comunicação social estão convidados a participar na inauguração – convite em anexo.

 

Mais informação

Cristina Rodrigues, licenciada em Arquitectura pela Universidade Lusíada (2004) e mestre em História Medieval e do Renascimento pela Universidade do Porto (2007), é doutorada em Arte e Design pela Manchester School of Art (2016).

Mateo Feijóo é um curador e coreógrafo espanhol nascido no Gerês em 1968 que desenvolve um trabalho muito próximo e em colaboração directa com outros artistas de diferentes disciplinas – Marina Abramović, Elena del Rivero e Cristina Rodrigues –, o que confere ao seu trabalho um selo muito pessoal e sempre interdisciplinar. Em 2017 aceitou o cargo de director artístico do Naves Matadero – Centro Internacional de Artes Vivas, cessando funções em Março de 2020. Surgiu como escolha natural para a curadoria desta exposição desde que, em 2017-18, a artista expôs O Sudário numa das salas do Naves Matadero e travaram conhecimento. Nessa altura, convidou-a a conceber uma exposição de raiz para o museu.

Entre as exposições de Cristina Rodrigues, destacamos:

Em Portugal:

O Horizonte (2019), na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, Viseu;

Retrospectiva (2017), no Centro de Cultura Contemporânea, Castelo Branco.

No estrangeiro:

  • Espanha:

A Casa é a Catedral da Vida (2019), no Naves Matadero, Madrid;

O Sudário (2017-18), no Naves Matadero, em Madrid, Espanha;

A Paixão (2016), uma exposição distribuída por cinco dos mais icónicos monumentos de Sevilha: Fundação Valentín de Madariaga y Oya; Pavilhão de Portugal; Universidade de Sevilha; Casa de la Provincia e Real Alcázar de Sevilha.

  • Reino Unido:

O Reino dos Céus (2017), na Catedral de Manchester, Reino Unido.

  • Japão:

Ecos do Mar (2018), no The Hillside Forum, em Tóquio, Japão.

  • Sri Lanka:

O Sudário, na Colombo Art Biennale 2016, na Catedral de Colombo, Sri Lanka.