TREZENA A SANTO ANTÓNIO | 1 a 13 de junho | Museu de Lisboa - Santo António | 12 concertos, percursos, visitas e exposição de Tronos de Santo António
TREZENA A SANTO ANTÓNIO
MUSEU DE LISBOA – SANTO ANTÓNIO | 1 a 13 de junho
Integrado nas Festas de Lisboa, a EGEAC e o Museu de Lisboa-Santo António convidam para a Trezena a Santo António, um programa que conta com percursos pela cidade, visitas temáticas, atividades para famílias, uma exposição de Tronos de Santo António e 12 concerto, no Museu de Lisboa – Santo António e na Igreja de Santo António. A entrada é livre.
A programação musical conta com um concerto por dia, de 1 a 12 de junho, na Igreja de Santo António e no Museu, desde o fado à música sacra. Luísa Amaro e Victor de Sousa abrem a Trezena com um espetáculo que junta música e poesia, mas o programa conta com nomes como Maria Ana Bobone, Miguel Angelo, Não Simão, Teresinha Landeiro, entre outros.
No fim de semana, dias 3 e 4, a cidade enche-se de mais de 200 Tronos de Santo António e haverá um percurso disponível online para quem quiser partir à descoberta dos tronos em cada esquina, porta ou janela. Além do programa musical, há várias atividades para famílias, visitas guiadas, percursos pela cidade à descoberta do Santo, e até um “selfie paper”.
Para ver o programa, de 1 a 13 de junho, carregue aqui.
MÚSICA
Igreja de santo antónio
1 de junho, 19h
Luísa Amaro e Victor de Sousa
Música e poesia
2 de junho, 19h
Coro Solemnis
Música Sacra
3 de junho, 20h
Miguel Ângelo
Música
4 de junho, 18h
Teresinha Landeiro
Fado
5 de junho, 18h
Marco Oliveira
Fado
6 de junho, 19h
Madalena Palmeirim
Música
7 de junho, 19h
Quarteto Opus 28
Música clássica
8 de junho, 19h
Bela Quarteto
Música
9 de junho, 19h
Vera Monteiro
Fado
10 de junho, 20h
Ensemble Sacra Música
Música Coral
11 de junho, 20h
Maria Anna Bobone
Fado
Museu de santo antónio
12 de junho, 18h30
Não Simão
Música e palavra
ATIVIDADES
Culto a Santo António - Imagens Africanas
3 de junho, 11h
A partir da recém-adquirida escultura de Santo António, Toni Malau ou Santo António da Boa Sorte e de outras imagens com origem em África e no Brasil, propomos uma viagem pelo culto ao Santo no continente africano.
Visita guiada; máx. 30 participantes, para maiores de 8 anos
MILAGRES? SÓ PODIAM SER DE SANTO ANTÓNIO!
4 de junho, 11h
Conhece os milagres de Santo António? E como chegaram até nós?As respostas estão na coleção do Museu que iremos explorar nesta visita-oficina.
Atividade para famílias; máx. 30 participantes, para maiores de 4 anos
Vamos Sardinhar
4 de junho, 15h e 11 de junho, 11h
A sardinha é um dos símbolos dos Santos Populares, eternizado há muito pelos “santos” alfacinhas. Desafiamos os lisboetas a desenhar, ilustrar, colar ou pintar a sua sardinha num desafio à criatividade e ao trabalho em família.
Atividade para famílias; máx. 30 participantes, para maiores de 4 anos
O SANTINHO DE LISBOA
10 de junho, 11h
Conhece as tradições do Santo de Lisboa? Porque é que lhe chamamos o Santo casamenteiro?
Iremos descobrir estas e outras tradições do Santo mais querido de Lisboa.
Visita guiada; máx. 25 participantes, para maiores de 12 anos
Selfie Paper de Santo António
10 de junho, 15h
Depois de em fevereiro desafiarmos os casais a partir à descoberta de Alfama e do Santo António e a tirar selfies românticas e originais, o desafio destina-se às famílias: um percurso que começa no Museu de Santo António e parte à descoberta do Santo pelos bairros de Alfama e da Mouraria, tirando as selfies mais very tipical que conseguirem, dentro do espírito dos santos populares. Há prémios (abençoados) para os vencedores.
Atividade para famílias; máx. 30 participantes, para maiores de 6 anos
A ver passar a procissão de Santo António
11 de junho, 14h30
Nesta visita-percurso ficaremos a conhecer os caminhos desta procissão lisboeta que parte da Igreja do Santo e passa pelas ruas de Alfama, onde serão incluídos os andores dos santos padroeiros das igrejas locais.
Visita guiada-percurso; máx. 30 participantes, para maiores de 6 anos
EXPOSIÇÃO de rua tronos de santo antónio
3 e 4 junho
Com as Festas de Lisboa à porta, a EGEAC e o Museu de Lisboa - Santo António voltaram a convidar os lisboetas (de gema ou de coração) para reinventar ou renovar a tradição dos Tronos de Santo António, cujas origens remontam a 1755, ano em que, depois de o Terramoto ter destruído a igreja de Santo António, as crianças pediam esmola para a sua reconstrução.
O entusiasmo com que as duas primeiras edições dos Tronos foram recebidas pela população mostraram que os lisboetas são incapazes de deixar o seu Santo ficar mal. Novamente, mais de duas centenas de pequenos e graúdos, netos e avós, vizinhos e vizinhas decoraram o seu trono para participar numa exposição coletiva de rua que promete colorir a cidade, enfeitando portas e janelas, nos dias 3 e 4 de junho. Quem quiser, pode deixar o seu trono exposto pelo mês adentro.
A programação da Trezena de Santo António é gratuita, sujeita à lotação.
Informações e marcações: servicoeducativo@museudelisboa.pt ou 217513256