Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Trio Alcatifa editam o seu disco de estreia esta sexta-feira e lançam novo single "Água da Fonte"

Inebriantes, hilariantes e festivos, os Trio Alcatifa lançam ao mundo e ao cosmos o seu primeiro registo discográfico intitulado Triofásico no dia 25 de Fevereiro! Um álbum que resulta de uma pesquisa intensa, com o objectivo de aproximar sonoridades de diversas culturas, através da experimentação e fusão de elementos distintos, para criar uma sonoridade original.

Especialistas em enfeitiçar tudo e todos com o seu apelo irresistível à alegria e à dança, dr. Alban no trompete, dr. Bombazine no sax alto, e dr. Rashid no teclado deram descanso aos tapetes voadores, assentaram arraiais no estúdio e gravaram 12 temas originais e inéditos que misturam diversas e exóticas influências desde o turbo folk ao arábico psicadélico, para os quais convidaram Senhora do Ó (voz), Mateja Dolsak (saxofone), Drezaro (turntables), Gulami Yesildal (sax), Ululo (gimbri) e Marc Planells (alaúde).


Oriundos de um oásis de ritmos, trazem no sangue as melodias inebriantes do oriente, vestem-nas com a modernidade das batidas electrónicas e pintam-nas de alegria e festa com os sopros inspirados na música de leste, num álbum de estreia capaz de reflectir definitivamente a identidade criativa dos Trio Alcatifa e contribuir para a diversidade musical no panorama cultural português. 

 

Prosseguindo o trabalho de fusão que põe em diálogo elementos de diferentes tipos de música tradicional com elementos da música electrónica e de dança, Triofásico pretende contribuir para a preservação da raiz tradicional da música, mas também para a sua reinvenção, graças à roupagem moderna que lhe empresta a sonoridade electrónica. A fusão das diversas influências culturais e estilos sonoros reunidos neste álbum valoriza o carácter multicultural da música e fomenta o contacto com diferentes manifestações culturais.


O projecto Trio Alcatifa conta já com vários anos de existência e um percurso considerável de actuações ao vivo, impactantes pelo seu carácter lúdico interactivo e bem-humorado, dada a extrema facilidade em cativar o público sempre que os três músicos sobem ao palco. Percorrido esse trajecto de empatia e consolidação de uma presença cénica muito própria, chegou agora o momento dos Trio Alcatifa lançarem o seu primeiro registo áudio.

 

“Água da fonte”, o novo single dos Trio Alcatifa, conta com a participação do grande Ululo, músico multi-instrumentista e autor, desta vez tocando o seu Gimbri, um instrumento tradicional do Norte de África, e que faz o papel do baixo, com uma rítmica e uma sonoridade inconfundível muito especial. O vídeoclip foi produzido e realizado por Mateja Dolsak, e foi filmado entre a bela serra de Sintra e as praias mais ocidentais da Europa. Um vídeo bem colorido e divertido, bem ao estilo dos Trio Alcatifa.

 

É já no dia 27 de Fevereiro que os Trio Alcatifa voltam a subir ao palco, desta vez em modo celebração da Lua Nova, no 31 Clube da Praia das Maçãs, integrando um ciclo de concertos que se realiza entre 26 de Fevereiro e 12 Junho, sempre celebrando as luas novas. Neste concerto será apresentado o novo disco, misturado com as brincadeiras e interações características de uma actuação do Trio Alcatifa. O concerto começa as 19h!!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.