Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Tronos de Santo António - exposição de rua | FESTAS DE LISBOA'16 | Museu de Lisboa - Santo António e EGEAC

Tronos2015%20M%20Fernanda%20Mercado%20Santos©RuiC

 

INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE MAIO

 

As Festas de Lisboa renovam a tradição dos Tronos de Santos António. Nos dias 4 e 5 de junho haverá uma exposição de rua aberta a todos.

 

Prenúncio das Festas de Lisboa e da chegada do verão, o Museu de Lisboa - Santo António e a EGEAC convidam os lisboetas para reavivar, pelo segundo ano consecutivo, a tradição dos Tronos de Santo António.

 

O convite é dirigido a todos: crianças e adultos, indivíduos e coletividades, alfacinhas de gema ou adotados, religiosos devotos ou fervorosos descrentes.

 

As inscrições estão abertas até ao dia 15 de maio e devem ser feitas por email ou na receção do Museu de Lisboa – Santo António. A partir desta data, o Museu disponibilizará estruturas de tronos, de forma gratuita. Depois de decorado, o trono deverá ser exposto, obrigatoriamente de forma visível, nos dias 4 e 5 de junho; e poderão permanecer durante todo o período das Festas de Lisboa.

 

Com a criação de um roteiro do circuito expositivo, será possível percorrer os recantos da cidade, enquanto se descobre a criatividade dos lisboetas que aceitem o desafio de reinventar esta homenagem ao Santo António (que terá de estar representado imperiosamente!). Os tronos serão também fotografados e darão origem a uma publicação.

 

Na primeira edição, juntas, coletividades, escolas, vizinhos, netos e avós, foram muitos os que decoraram ruas, portas e janelas da cidade com tronos de Santo António. Reviveu-se a história, recuperaram-se memórias, cruzaram-se tempos e gerações. 

 

Posto isto, mãos à obra e que o Santo vos inspire!

 

 

Inscrições até 15 de maio no Museu de Lisboa – Santo António ou por email tronosdesantoantonio@cm-lisboa.pt, através do envio de um formulário de participação disponível em www.festasdelisboa.com.

 

O regulamento (em anexo) pode ser consultado aqui

 

A exposição de rua Tronos de Santo António (4 e 5 de junho) integra a programação das Festas de Lisboa’16.