ÚLTIMA OPORTUNIDADE PARA TIRARES O TEU TALENTO DA GAVETA
Novos Talentos FNAC 2023
Inscrições para as categorias de Música, Escrita, Videojogos, Cinema, Ilustração e Fotografia dos Novos Talentos FNAC terminam a 30 de abril
Na edição de 2023 dos Novos Talentos, a FNAC e a Repsol premeiam os vencedores com um total de 60 mil euros. Assim, e para os que alcançarem o primeiro lugar de cada categoria em concurso - música, escrita, videojogos, cinema, ilustração e fotografia –, está prometido um prémio de 10 mil euros, a que se juntam equipamentos tecnológicos, workshops, entre outros. O objetivo? Celebrar a arte de todos os que procuram e sobretudo merecem um palco, dando-lhes a possibilidade de se afirmarem no mundo artístico.
Assim, a FNAC desafia todos aqueles que querem fazer parte da história da Cultura portuguesa a tirarem o talento da gaveta para ver o seu trabalho reconhecido. Para tal, basta candidatarem-se a este prémio até ao dia 30 de abril, através da plataforma online disponível em www.fnac.pt/novostalentos.
Os apaixonados por cinema – seja em modo ficção, experimental, híbrido, documentário ou animação –, podem submeter as suas curtas-metragens, com até oito minutos faladas em língua portuguesa. Já os escritores devem escolher o seu melhor conto original, em português, e com até 12 mil caracteres. Os que são apaixonados pela música devem apresentar uma canção original, em link Youtube ou ficheiro mp3.
Já para os aficionados da fotografia, importa saber que é preciso submeter entre 12 a 18 fotografias. E para os que querem candidatar-se à categoria de Ilustração, é necessário eleger três imagens integradas na temática “Cultura”. Por último, quem pretender candidatar-se ao prémio na categoria de Videojogos, precisa de enviar uma build do jogo jogável para PC, mostrar três minutos de vídeo de gameplay do jogo, sem edição ou efeitos, e um trailer.
“O nosso principal foco é dar força aos talentos nacionais”, refere Inês Condeço, Diretora de Marketing da FNAC Portugal, até porque, acrescenta, “mais do que um concurso de talentos, este programa é uma plataforma de inclusão que abre uma janela a jovens e promissores artistas”.
Já na sua 21.º edição, e contando com o alto patrocínio da Repsol e apoios da Antena 3, Sapo, Radar e Oxigénio, Fujifilm, Escrever-Escrever, Universidade Lusófona, HP, OMEN, Faber-Castell, Kobo, Narrativa e Lisboa Games Week, os Novos Talentos vêm garantir que a cultura está efetivamente no ADN da FNAC.
A juntar aos 10 mil euros entregues ao vencedor de cada categoria, existem ainda outros prémios tanto para os vencedores, como para aqueles que recebem as menções honrosas. Na área da Fotografia constam prémios das marcas Fujifilm e HP, bem como a possibilidade de expor os trabalhos vencedores na Galeria Narrativa.
Já para a categoria de Ilustração, são disponibilizados prémios HP e Faber-Castell, enquanto na categoria de Escrita, os três galardoados – um vencedor e duas menções honrosas – recebem um Kobo eReader e vão poder aprofundar os seus conhecimentos num workshop da Escrever-Escrever.
Na categoria Cinema, os premiados têm a oportunidade de realizar um workshop de cinema na Universidade Lusófona. Por sua vez, os premiados na categoria Videojogos recebem uma cadeira OMEN Citadel e presença na Loading Zone na Lisboa Games Week. Na categoria Música, os três melhores temas vão integrar o disco NTF23 e também fazer parte do alinhamento do festival FNAC LIVE.
Para participar na eleição dos vencedores, a FNAC conta com um conjunto de jurados de destaque na cultura portuguesa.