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Cultura de Borla

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UM MÚSICO, UM MECENAS | Sonatas de Galliard Ensemble | CONTÁGIO BARROCO com HUGUES KESTEMAN no FAGOTE GRENSER (1801) da colecção do Museu Nacional da Música

UM MÚSICO, UM MECENAS | Sonatas de Galliard
Ensemble CONTÁGIO BARROCO com HUGUES KESTEMAN no FAGOTE GRENSER (1801) da colecção do Museu Nacional da Música
 
19 de Dezembro, 18H
Entrada livre!

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Fagote 
Heinrich Grenser, Alemanha, 1801
Proveniência: Colecção Alfredo Keil
 
HUGUES KESTEMAN, fagote
FILIPA OLIVEIRA, flauta de bisel
JOÃO PAULO JANEIRO, cravo
REMI KESTEMAN, violoncelo
 
 

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CONTÁGIO BARROCO
O agrupamento de música antiga Contágio Barroco nasceu do desafio proposto pelo aclamado fagotista Hugues Kesteman para divulgar a obra de Johann Ernst Galliard, compositor praticamente desconhecido do grande público. A eficácia e a energia contagiante da sua escrita musical motivou imediatamente os membros deste quarteto a assumir o compromisso de gravar em CD as suas sonatas para fagote e flauta de bisel e baixo contínuo após um ciclo de apresentações em concerto.
Johann Ernest Galliard foi um compositor alemão (1666/67-1747), contemporâneo de Johann Sebastian Bach muito activo em Inglaterra. Exímio executante de oboé e de flauta, escreveu muita música para teatro, tendo feito várias experiências singulares em termos de coordenação entre a orquestra e a cena. Mas a sua produção não se resumiu à música de cena, em Março de 1740 escreveu um concerto grosso para 24 fagotes e violoncelo, obra verdadeiramente singular, mas que se encontra perdida. Da sua composição avultam sobretudo um conjunto de sonatas para fagote e baixo contínuo, de escrita muito idiomática, e um conjunto de sonatas para flauta e baixo contínuo. Ambos os conjuntos são de uma riqueza composicional extraordinária, revelando uma concepção cíclica e um sentido de unidade muito evidente. Galliard desempenhou um papel significativo na vida musical londrina setecentista. Foi membro fundador da Academy of Musica (1726) e da Royal Society of Musicians (1738). Traduziu também para língua inglesa o importante tratado de Tosi dedicado ao Canto, tendo aditado notas relevantes para a explicitação da execução vocal.