Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Uma homenagem a Cesária Évora e um concerto natalício de música clássica a não perder esta semana

descarregar (11).jpg

 

SODADE - Homenagem a Cesária Évora

10 DE DEZEMBRO | 21HOO | COLISEU DOS RECREIOS

Esta semana celebramos Cesária Évora, com um concerto único, assinalando duas datas simbólicas, a do seu nascimento (faria 80 anos a 27 de agosto) e a da sua partida, há 10 anos (no dia 17 de dezembro de 2011).

Sodade - Homenagem a Cesária Évora reúne músicos de vários países e diferentes cantores, que trazem à memória a Diva dos Pés Descalços, num repertório que levou Cabo Verde e a lusofonia aos quatro cantos do mundo e que permanece na memória coletiva.

Emilio Moret (um dos cantores do icónico grupo cubano Septeto Habanero), Teófilo ChantreNancy VieiraTito ParisLucibela e Elida Almeida dão voz à cantora cabo-verdiana também conhecida como rainha da morna.  Às seis grandes vozes, juntam-se 12 grandes músicos, num palco em forma de arena para um espetáculo especial que terá lugar no Coliseu dos Recreios, sexta feira (dia 10), às 21h00.

Integrado no programa Natal em Lisboa, organizado pela EGEAC, este concerto é gratuito e solidário com a União Audiovisual, sujeito a levantamento prévio de bilhete (dias 6, 7 e 9 de dezembro, das 13h00 às 19h30 e dia 10, entre as 13h e as 21h00), mediante donativo de bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene.
 

Cantar o Natal

11 DE DEZEMBRO | 21H00 | IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

descarregar (12).jpg

Igreja do Sagrado Coração de Jesus @José Frade/EGEAC

 

Diferentes gerações do Coro de Câmara Lisboa Cantat e uma orquestra especialmente criada para este concerto, dirigida pelo maestro Cesário Costa, juntam-se este sábado para interpretar canções tradicionais portuguesas de Natal, da autoria de Lopes-Graça, Sampayo Ribeiro e Eurico Carrapatoso. O programa apresenta também obras orquestrais de compositores italianos barrocos, entre os quais Corelli, Manfredini e Torelli.

O palco deste concerto será a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, obra dos arquitetos Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira, vencedora de um Prémio Valmor e classificada como Monumento Nacional.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala os bilhetes estão disponíveis no local, no próprio dia, entre as 15h e até ao início do concerto. 
 
Para assistir a estes espetáculos é obrigatória a apresentação de certificado de vacinação ou teste de antigénio (42 horas) ou PCR (72 horas), bem como de Cartão de Cidadão para verificação do certificado /testes.