Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Uma Quinzena de Comidas d'Azeite para saborear em Marvão

image002.jpg

 

Com o objetivo de homenagear os produtores de azeite locais e, sobretudo, dinamizar a economia local, aliando o turismo à gastronomia, o Município de Marvão promove, de 2 a 17 de março, em 15 restaurantes do concelho, a Quinzena Gastronómica do Azeite.

 

Numa altura em que os lagares da região terminam a sua campanha, os restaurantes marvanenses dão o papel principal a um dos produtos endógenos da região, apresentando uma ementa à base do azeite. Nesta edição, pela primeira vez, todos os restaurantes vão apresentar um prato único e original, especialmente concebido para as Comidas d’Azeite.

 

Nas ementas dos restaurantes aderentes poderá encontrar pratos tão diversos como açorda de ovas feita com azeite de azeitona galega e sável frito, lombo de bacalhau em azeite de Marvão e alho, miolo de camarão e espargos selvagens, couvada de polvo com azeite cru à portuguesa, arroz de línguas de bacalhau com azeite de azeitona galega, entre muitos outros.

 

Ao longo desta quinzena há ainda tempo para celebrar dois momentos especiais, na aldeia de Porto da Espada. A Rota do Contrabando do Azeite, a 10 de março, e o tradicional almoço convívio, no dia 17 de março, marcam também a 14ª edição das Comidas d’Azeite.

 

Servido no recinto das festas, pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”, e com animação do grupo de música popular portuguesa “Quintarolas”, este almoço encerra uma Quinzena Gastronómica inteiramente dedicada aos comeres do Lagar.

 

Da ementa fazem parte, a tradicional prova dos azeites produzidos no concelho, a azeitona galega temperada com azeite, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, ou a tiborna.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.