Universidade do Porto celebra 25 de abril com ciclo de cinema e espetáculo do grupo Seiva Trupe
No âmbito da iniciativa Casa Comum Fest, festival cultural promovido pela Universidade do Porto, o dia 25 de abril será comemorado com vários eventos abertos ao público
Apresentação de Livro
UM CERTO PORTO, DE MANUEL CABRAL
24 ABRIL, 17H00, CASA COMUM – REITORIA DA U.PORTO, PRAÇA GOMES TEIXEIRA
Apresentação do livro Um Certo Porto de Manuel Cabral. O evento contará com intervenções do autor, de Fátima Vieira, Joel Cleto, João Pinho, Alvaro Negrello e Filipa Leal. Entrada livre.
A NEVE QUENTE DOS TRÓPICOS. O BRASIL SEM A FAMÍLIA REAL, DE RENATO JANINE RIBEIRO
24 ABRIL, 15H00, CASA COMUM – REITORIA DA U.PORTO, PRAÇA GOMES TEIXEIRA
A Família Real portuguesa embarcou para o Brasil em novembro de 1807, horas antes de entrarem em Lisboa as tropas francesas. Este é o primeiro romance de Renato Janine Ribeiro,
filósofo, antigo Ministro da Educação do Brasil, que acrescenta à narrativa outras
possibilidades. O Livro A Neve quente dos trópicos. O Brasil sem Família Real será apresentado, a 24 de abril, às 15h, na Reitoria da Universidade do Porto.
Teatro
CONVOCAM-SE OS VENTRES DAS MULHERES DE PORTUGAL | ESPETÁCULO SEIVA TRUPE
25 ABRIL, 16H00, REITORIA DA U. PORTO, PRAÇA GOMES TEIXEIRA
Uma iniciativa da Fundação Demos e da Universidade do Porto, o espetáculo interativo, passa por uma ficção imagética dos problemas da Mulher e de todo o cortejo da tralha reacionária da homofobia, racismo, sexismo e machismo. A interpretação é de Allex Miranda, Ana Rita, David Carvalho, Fernando André, Luciana Sanhudo, Mariana Costa e Silva, Maria Tavares, Mário Moutinho e Kátia Guedes.
O espetáculo realiza-se em sessão única no Edifício da Reitoria, com um pequeno happening de abertura em fusão com as comemorações populares do 25 de abril. Este será o evento de encerramento do TRANSEUROPA, iniciativa que tem realizado conferências, workshops, exposições artísticas, performances, exibições, concertos e debates políticos. Numa época marcada pela crise climática, pela desigualdade e pela discriminação dos grupos minoritários, o festival apela aos cidadãos para que redefinam o espaço que ocupam na sociedade.
Ciclo de Cinema Português
REVOLUÇÃO DE MAIO (1937), DE ANTÓNIO LOPES RIBEIRO
25 ABRIL, 21H00, CASA COMUM – REITORIA DA U. PORTO
O evento Memória, Cidadania e Liberdade inclui um ciclo de 6 filmes e será apresentado no âmbito da comemoração dos 200 anos da Revolução Liberal de 1820 e sob o tema da(s) Liberdade(s). Aborda a questão da liberdade, da cidadania e da memória no Portugal dos séculos XX e XXI em diferentes vertentes e sob o olhar de realizadores portugueses. No dia 25 de abril, pelas 21h00 será exibido o primeiro filme – Revolução de Maio (1937), de António Lopes Ribeiro, no Casa Comum (Reitoria da Universidade do Porto). A apresentação dos restantes filmes deste Ciclo de Cinema Português terá lugar nos dias 30 de abril, 6, 13, 20 e 27 de maio.
Ciência
COM AS MÃOS NA TERRA
25 ABRIL, 14H30 – 15H30, NO JARDIM BOTÂNICO
Ainda no âmbito do festival, serão promovidas iniciativas interativas para as crianças e toda a família. As sessões Vitor e Sofia vão à Lua e O Sol, a nossa Estrela terão lugar no Planetário do Porto, na Rua das Estrelas, às 15h e às 16h, respetivamente. As apresentações, produzidas pelo Centro Ciência Viva, permitem que as crianças possam aprender mais sobre o céu, do planeta onde vivem. Também no dia 25 de abril, entre as 14h30 e as 15h30, terá lugar no Jardim Botânico, a iniciativa Com as Mãos na Terra, onde participantes poderão praticar a jardinagem terapêutica, conhecendo as plantas e as suas necessidades.
Estas ações realizam-se no âmbito do Casa Comum Fest, um novo festival cultural que promove o diálogo entre as várias instituições da Universidade do Porto, diversos artistas e toda a cidade. Peças de teatro, exposições, saraus e visitas a museus são apenas algumas das iniciativas que a Universidade do Porto tem apresentado para comemorar o mês de abril, mês da democracia.